Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57676
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Avaliação de conhecimentos de estudantes do ensino médio acerca da cadeia de sobrevivência em suporte básico de vida antes e após treinamento teórico-prático
Título en inglés: The evaluation of high school students’ knowledge about basic life support before and after theoretical-practical training
Autor : Nunes, Louise Martins
Frota, Marcelo Kervin Reis
Fernandes, Matheus Augusto Mesquita
Almeida, Thainá Pompeu de
Sousa, Thaís Maria Lopes de
Fernandes, Claudia Regina
Palabras clave : Reanimação Cardiopulmonar;Relações Comunidade-Instituição;Educação Médica;Parada Cardíaca
Fecha de publicación : 2021
Editorial : Rev Rene
Citación : NUNES, Louise Martins et al. Avaliação de conhecimentos de estudantes do ensino médio acerca da cadeia de sobrevivência em suporte básico de vida antes e após treinamento teórico-prático. Rev Med UFC, Fortaleza, v. 61, n. 1, 2021. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57676. Acesso em: 12 abr. 2021.
Resumen en portugués brasileño: Objetivos: Avaliar o conhecimento de estudantes de ensino médio acerca de suporte básico de vida (SBV). Método: Estudo realizado em escola pública, com estudantes de ensino médio. Foram seguidos os passos: 1) aplicação de um questionário, com o objetivo de averiguar os conhecimentos prévio dos alunos sobre o tema; 2) apresentação de uma conferência dialogada sobre a cadeia de sobrevivência em situações de parada cardiorrespiratória (PCR); 3) desenvolvimento de habilidades práticas com os estudantes de como atuar frente à uma situação de PCR, seguindo a cadeia de sobrevivência; 4) aplicação do mesmo questionário, com o objetivo de averiguar os conhecimentos dos alunos após o desenvolvimento da atividade. Resultados: A média de acertos quando se comparou o pré e pós-teste considerando perguntas referente à cadeia de sobrevivência, atendimento pré-hospitalar pelo SAMU, reanimação cardiopulmonar (RCP) e PCR apresentou diferença significativa (teste de wilcoxon p<0,001). Conclusão:Houve significativa aquisição de conhecimentos teóricos por estudantes de ensino médio acerca da cadeia de sobrevivência em SBV após intervenção teórico-prática. Dessa forma, inferindo que estas ações de extensão universitária contribuem para educar a população, podendo resultar em diminuição da mortalidade em casos de PCR em ambiente extra-hospitalar
Abstract: Object: Evaluate the knowledge of high school students about the links of the survival chain and the understanding of Basic Life Support (BLS). Method: Study conducted in a public school with high school students. The following steps were followed: 1) Application of a questionnaire, with the objective of ascertaining the students’ previous knowledge on the subject; 2) Presentation of a dialogued conference on the survival chain in cardiac arrest situations; 3) Development of practical skills with students on how to act in a PCR situation, following the survival chain; 4) Application of the same questionnaire in order to ascertain students’ knowledge after the development of the activity. Results: the average of correct answers when comparing the pre and post-test considering questions regarding the survival chain, prehospital care by SAMU, cardiopulmonary resuscitation and cardiac arrest showed a significant difference (Wilcoxon test p <0.001). Conclusion: There was a significant acquisition of theoretical knowledge by high school students about the survival chain in Basic Life Support, after the theoretical and practical intervention, inferring that these university extension actions contribute to educating the population and may result in reduced mortality in cases of CRP in an out-of-hospital setting.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57676
ISSN : 2447-6595
Aparece en las colecciones: DMC - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_art_lmnunes.pdf454,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.