Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57614
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFreire, Paulo de Tarso Cavalcante-
dc.contributor.authorRodrigues Júnior, William Saraiva-
dc.date.accessioned2021-04-07T19:51:04Z-
dc.date.available2021-04-07T19:51:04Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationRODRIGUES JÚNIOR, W. S. A construção de material de formação continuada em ótica física para professores do ensino médio. 2021. 169 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57614-
dc.description.abstractThe way in which physics education is presented in many schools shows that although changes have occurred over the last decades, very few aret the differences between the way physics was taught in the past and how it is today. Physics teaching remains focused on a theoretical and mathematical approach, with physical phenomena provided through a brief reading and the central focus concentrated on solving exercises and applying formulas. Some theorists, such as Piaget, Vygotsky and Bruner argue that the student’s interaction with the environment plays a great role in the development processes. A way to make students more active and enable them to participate of these processes should be the use of experiments in the classroom. However, there are several problems that prevent its use in the classroom, including: lack of experience with experiments, lack of materials, lack of practical and theoretical knowledge, small number of physics classes as well as several other factors. These difficulties are present in all areas of physics, including optics. The present dissertation arises from the need to solve, or partially mitigate, the problem of teacher training and how experiences can be used by teachers in their classes to make optics classes more dynamic and motivating. As a central theme of study, Physical Optics is approached with an educational product that presents teaching strategy, didactic sequence and experiments of interference, diffraction and polarization of light. The experiments involve Lloyd’s mirror; diffraction of light on a blade, on a hair and on a CD; Malus’s law and luminous intensity. A series of exercises on the different topics of Physical Optics is also provided in the Educational Product, thus complementing the themes presented in the experiments. As the final remark, the Educational Product was used in a state school in the state of Ceará, Brazil, and was analyzed together with some physics teachers.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectÓtica Físicapt_BR
dc.subjectExperimentospt_BR
dc.subjectExperiência de baixo custopt_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.subjectPhysical opticspt_BR
dc.subjectExperimentspt_BR
dc.subjectLow cost experiencept_BR
dc.titleA construção de material de formação continuada em ótica física para professores do ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA forma como o ensino de física é apresentada em muitas das escolas mostra que embora mudanças tenham ocorrido ao longo de décadas, quase nenhuma, ou pouquíssimas são as diferenças entre a forma como a física era ensina antigamente e como é hoje. O ensino segue focado em uma abordagem teórica e matemática, onde os fenômenos físicos são apresentados através de uma breve leitura e o foco central se dá na resolução de exercícios e aplicações de fórmulas. Alguns teóricos da educação, como Piaget, Vygotsky e Bruner defendem que a interação do aluno com o ambiente tem grande papel nos processos de desenvolvimento. Uma forma de tornar os alunos mais ativos e possibilitar a eles a participação nestes processos seria através do uso de experimentos em sala de aula. Entretanto, diversos são os problemas que impossibilitam a sua utilização em sala de aula, como: falta de experiência com os experimentos, carência de materiais, carência de conhecimento prático e teórico, quantidade pequena de aulas assim como vários outros fatores. Tais dificuldades estão presentes em todas as áreas da física, incluindo a ótica. Este trabalho surge então da necessidade observada de resolver, ou mitigar em parte, o problema da formação dos docentes e como experimentos podem ser utilizados por professores em suas aulas para tornar as aulas de ótica mais dinâmicas e motivadora. Como tema central de estudo, aborda-se a óptica física com um produto educacional que apresenta uma estratégia de ensino, sequência didática e experimentos de interferência, difração e polarização da luz. Os experimentos envolvem o espelho de Lloyd; a difração da luz em uma lâmina, em fio de cabelo e em CDs; a lei de Malus e a intensidade luminosa. Uma série de exercícios sobre os diversos temas de ótica física também é fornecida no Produto Educacional, complementando assim os temas apresentados nos experimentos. O Produto Educacional foi aplicado em uma escola estadual no estado do Ceará e analisado em conjunto com alguns professores de disciplinas de Física.pt_BR
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_dis_wsrodriguesjunior.pdf3,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.