Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57600
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Ronaldo de Sousa-
dc.contributor.authorParente, Orleans Alves-
dc.date.accessioned2021-04-06T19:54:09Z-
dc.date.available2021-04-06T19:54:09Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationPARENTE, Orleans Alves. Gênero e sexualidade na FACED/UFC: distanciamentos e aproximações na formação de estudantes. Orientador: Ronaldo de Sousa Almeida. 2021. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57600-
dc.description.abstractThe present final paper discusses the importance of gender , sexuality and education issues in the initial teacher training, having as an investigative locus the Pedagogy course at FACED/UFC. It seeks t o analyze the distances and approximations between expectations, beliefs and ideas that students of the first sem es ter have in comparison with the findings revealed by students of the last semester. The study explores the incidence that such questions had during the course, with emphasis on the areas, disciplines, projects and approach, identified by the students. As M iskolci (2017 and 2018) points out, gender and sexuality issues in Brazil today have the term “gender ideology”, spread by backward conservat ive sectors of civil society, religious and political organizations, as a cause of moral panic, in order to stop su ch discussions. Thus, Louro (1997 and 2013) warns about the importance of discussing gender and sexuality in teacher training courses and in schools, as there are still high rates of LGBTphobia in Brazil (ABGLT, 2016) and gender violence, especially agai ns t women, showing that heteronormativity is a reality in Brazilian society. Hence, the study raises the following questions: do students in th e first semester of the course have any expectations about dealing with these questions in the course? Do you thi nk it is important that these issues are addressed? If so, in which areas and disciplines? And yet: in which areas and disciplines of the Pedag ogy course at FACED/UFC students from the last semester have access to these discussions? Do you believe that dis cu ssing these matters is important in the course? If so, in what areas and in what form? To answer these questions, questionnaires were applied to both first and last semester students. Based on the data collected, the research shows that students in the f ir st semester of the course find it important that gender and sexuality issues are discussed during the course, setting considerable expectatio ns for these topics to be part of the training itinerary, while students from the last semester revealed that the re were few and shallow discussions on the theme. This conclusion ignites the warning for the faculty of FACED/UFC to pay attention to the impo rtance of the pedagogical work related to these themes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectCurso de Pedagogiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleGênero e sexualidade na FACED/UFC: distanciamentos e aproximações na formação de estudantespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho de conclusão de curso disserta sobre a importância das questões de gênero, sexualidade e educ ação na formação inicial de docentes, tendo como lócus investigativo o curso de Pedagogia da FACED/UFC. Busca ana li sar os distanciamentos e as aproximações entre expectativas, crenças e ideias que estudantes do primeiro semestre possuem em comparação com a s constatações reveladas por estudantes do último semestre. O estudo se debruça sobre a incidência que tais quest õe s tiveram durante o curso, com destaque para as áreas, as disciplinas, os projetos e a abordagem, identificadas pelos estudantes. Como aponta Miskolci (2017 e 2018), as questões de gênero e sexualidade no Brasil atual têm o termo “ideologia de gênero”, d if undido por setores conservadores retrógrados da sociedade civil, organizações religiosas e políticas, como um causador de pânico moral, a fim de frear tais discussões. Com isso, Louro (1997 e 2013) alerta sobre a importância de se discutir gênero e sexua li dade em cursos de formação docente e nas escolas, visto que ainda há altos índices de LGBTfobia no Brasil (ABGLT, 2016) e violência de gênero , principalmente contra mulheres, mostrando que a heteronormatividade é uma realidade na sociedade brasileira. As si m, o estudo suscita as seguintes questões: estudantes do primeiro semestre do curso possuem alguma expectativa sobre o trato destas questões no curso? Acham importante que tais questões sejam abordadas? Se sim, em quais áreas e disciplinas? E ainda: em q ua is áreas e disciplinas do curso de Pedagogia da FACED/UFC estudantes do último semestre tiveram acesso a estas discussões? Acreditam que disc utir esses assuntos seja importante no curso? Se sim, em quais áreas e que forma? Para responder a essas pergunta s foram aplicados questionários tanto para estudantes do primeiro semestre, como do último. Com base nos dados coletados, a pesquisa mostra qu e os estudantes do primeiro semestre do curso acham importante que as questões de gênero e sexualidade sejam discu t idas durante o curso, estabelecendo consideráveis expectativas para que esses temas façam parte do itinerário formativo, ao passo em que os e studantes do último semestre revelaram que houve poucas e rasas discussões sobre a temática. Tal conclusão acende o alerta para que o corpo docente da FACED/UFC atente para a importância do trabalho pedagógico relativo a esses temas.pt_BR
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tcc_oaparente.pdf2,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.