Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57566
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Avaliação e gestão dos conflitos na organização educacional
Título em inglês: Evaluation and conflict management in educational organization
Autor(es): Lima, Marcos Antonio Martins
Silva, Denize de Melo
Alves, Liduína Lopes
Nascimento, Sumara Frota do
Palavras-chave: Conflitos escolares;Gestão educacional;Avaliação educacional
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: LIMA, Marcos Antonio Martins; SILVA, Denize de Melo; ALVES, Liduina Lopes; NASCIMENTO, Sumara Frota do. Avaliação e gestão dos conflitos na organização educacional. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 42, n. 83, p. 67-84, set./dez. 2020.
Resumo: Sabe-se que a avaliação educacional se sedimenta na proposição de melhorias das práticas e processos situados no seio da escola. Assim, a presente pesquisa busca avaliar os efeitos dos conflitos escolares na organização do sistema escolar da rede pública municipal situada em Fortaleza, estado do Ceará. Nesse contexto, este estudo foi desenvolvido em 4 (quatro) polos de investigação que versam acerca da compreensão metodológica quadripolar sedimentada por Bruyne, Herman e Schoutheete (1977). Verificou-se, a partir da pesquisa realizada, que as políticas públicas de prevenção e auxílio na mediação e cultura de paz devem continuar em aperfeiçoamento constante. Desse modo, faz-se importante ampliar as ações desse setor e a parceria com as escolas localizadas no município de Fortaleza (CE).
Abstract: This research aims to evaluate the impact of school conflicts on the organization of the school system of the municipal public school in Fortaleza, Ceará. In this context, this study was developed in 4 (four) poles that deal with the quadripolar methodological understanding consolidated by Bruyne, Herman and Schoutheete (1977). It was found, based on the research, that public policies for prevention and assistance in mediation and a culture of peace must continue to be constantly improved. Thus, it is important to expand the actions of this sector and the partnership with schools located in the city of Fortaleza (CE).
Resumen: Se sabe que la evaluación educativa se fundamenta en la propuesta de mejorar las prácticas y procesos ubicados dentro de la escuela, por lo que la presente investigación busca evaluar los efectos de los conflictos escolares en la organización del sistema escolar del sistema público municipal ubicado en Fortaleza, estado de Ceará. En este contexto, este estudio se desarrolló en 4 (cuatro) centros de investigación que abordan la comprensión metodológica cuadripolar sedimentada por Bruyne, Herman y Schoutheete (1977). Se verificó, a partir de la investigación, que las políticas públicas de prevención y asistencia en la mediación y una cultura de paz deben continuar mejorando constantemente. Por ello, es importante ampliar las acciones de este sector y la alianza con las escuelas ubicadas en la ciudad de Fortaleza (CE).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57566
ISSN: 0102-1117
2526-0847
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_mamlimadmsilva.pdf256,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.