Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57566
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Marcos Antonio Martins | - |
dc.contributor.author | Silva, Denize de Melo | - |
dc.contributor.author | Alves, Liduína Lopes | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Sumara Frota do | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-05T11:24:56Z | - |
dc.date.available | 2021-04-05T11:24:56Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Marcos Antonio Martins; SILVA, Denize de Melo; ALVES, Liduina Lopes; NASCIMENTO, Sumara Frota do. Avaliação e gestão dos conflitos na organização educacional. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 42, n. 83, p. 67-84, set./dez. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-1117 | - |
dc.identifier.issn | 2526-0847 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57566 | - |
dc.description.abstract | This research aims to evaluate the impact of school conflicts on the organization of the school system of the municipal public school in Fortaleza, Ceará. In this context, this study was developed in 4 (four) poles that deal with the quadripolar methodological understanding consolidated by Bruyne, Herman and Schoutheete (1977). It was found, based on the research, that public policies for prevention and assistance in mediation and a culture of peace must continue to be constantly improved. Thus, it is important to expand the actions of this sector and the partnership with schools located in the city of Fortaleza (CE). | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Conflitos escolares | pt_BR |
dc.subject | Gestão educacional | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.title | Avaliação e gestão dos conflitos na organização educacional | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Sabe-se que a avaliação educacional se sedimenta na proposição de melhorias das práticas e processos situados no seio da escola. Assim, a presente pesquisa busca avaliar os efeitos dos conflitos escolares na organização do sistema escolar da rede pública municipal situada em Fortaleza, estado do Ceará. Nesse contexto, este estudo foi desenvolvido em 4 (quatro) polos de investigação que versam acerca da compreensão metodológica quadripolar sedimentada por Bruyne, Herman e Schoutheete (1977). Verificou-se, a partir da pesquisa realizada, que as políticas públicas de prevenção e auxílio na mediação e cultura de paz devem continuar em aperfeiçoamento constante. Desse modo, faz-se importante ampliar as ações desse setor e a parceria com as escolas localizadas no município de Fortaleza (CE). | pt_BR |
dc.description.abstract-es | Se sabe que la evaluación educativa se fundamenta en la propuesta de mejorar las prácticas y procesos ubicados dentro de la escuela, por lo que la presente investigación busca evaluar los efectos de los conflictos escolares en la organización del sistema escolar del sistema público municipal ubicado en Fortaleza, estado de Ceará. En este contexto, este estudio se desarrolló en 4 (cuatro) centros de investigación que abordan la comprensión metodológica cuadripolar sedimentada por Bruyne, Herman y Schoutheete (1977). Se verificó, a partir de la investigación, que las políticas públicas de prevención y asistencia en la mediación y una cultura de paz deben continuar mejorando constantemente. Por ello, es importante ampliar las acciones de este sector y la alianza con las escuelas ubicadas en la ciudad de Fortaleza (CE). | pt_BR |
dc.title.en | Evaluation and conflict management in educational organization | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_art_mamlimadmsilva.pdf | 256,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.