Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57543
Tipo: Resumo
Título: Ervas e especiarias como alternativa para uma alimentação saudável
Autor(es): Moura, Louise Anne Beserra de
Meireles, Theresa Paula Félix da Silva
Nascimento, Luzimeire Assis do
Oliveira, Francisco Elenilson de Souza
Costa, Eveline de Alencar
Palavras-chave: Educação alimentar;Dieta saudável;Culinária (Ervas);Plantas condimentares;Sódio
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: MOURA, Louise Anne Beserra de; MEIRELES, Theresa Paula Félix da Silva; NASCIMENTO, Luzimeire Assis do; OLIVEIRA, Francisco Elenilson de Souza; COSTA, Eveline de Alencar. Ervas e especiarias como alternativa para uma alimentação saudável. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: O presente trabalho trata-se de um projeto em fase de execução da Ação de Extensão “Serviço Consultorial ao Restaurante Universitário” da Universidade Federal do Ceará, que tem como objetivo promover a educação alimentar e a melhoria da saúde e da qualidade de vida dos comensais por meio da conscientização dos benefícios do uso de ervas e especiarias em substituição ao consumo exacerbado do sódio em preparações culinárias. Estes aromáticos possuem propriedades sensoriais, químicas (presença de óleos essenciais) e outros benefícios, pois podem ser digestivos, calmantes, anti-inflamatórios, antibacterianos, antioxidantes, etc. O trabalho será executado no Restaurante Universitário - Refeitório II do Campus do Pici e contará com a exposição de cartazes e quadros informativos acerca da ingestão diária de sódio recomendada pelo “Guia Alimentar Para a População Brasileira” em comparação com a quantidade comumente consumida. Além disso, os cartazes contarão, também, com instruções para a preparação de sais de ervas e especiarias como uma forma de substituir o sal de cozinha comum e, favorecer ainda, as características sensoriais dos pratos. Elegeremos um dia da semana para expor para os comensais várias especiarias e mudas ou ramos frescos de ervas para facilitar o seu reconhecimento, aguçar a curiosidade dos frequentadores do local e chamar a sua atenção para o trabalho. Durante esta atividade, solicitaremos aos comensais que participem da pesquisa por meio de questionário acerca do tema, principalmente sobre a frequência do consumo de ervas e especiarias e sobre o conhecimento da relevância destas para a saúde. Portanto, esta ação será executada entre os meses de setembro e outubro do corrente ano a fim de obter resultados e, consequentemente, apresentá-los a comunidade acadêmica.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57543
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_labmoura.pdf70,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.