Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57531
Tipo: Resumo
Título: Experiência acadêmica na Liga de Fisioterapia Cardiovascular – relato de experiência
Autor(es): Barros, Karolyna Vitoriano Campos
Martins, Cristiany Azevedo
Tavares, Francisca Janiele Ribeiro
Forte, Juliany Ferreira
Montalverne, Daniela Gardano Bucharles
Palavras-chave: Aprendizagem ativa;Sistema cardiovascular - Doenças - Tratamento;Fisioterapia;Cinesiologia
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: BARROS, Karolyna Vitoriano Campos; MARTINS, Cristiany Azevedo; TAVARES, Francisca Janiele Ribeiro; FORTE, Juliany Ferreira; MONTALVERNE, Daniela Gardano Bucharles. Experiência acadêmica na Liga de Fisioterapia Cardiovascular – relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: Introdução: A Liga de Fisioterapia Cardiovascular é um projeto de extensão do Curso de Fisioterapia que tem como público alvo a comunidade portadora de doenças cardiovasculares que usufruem dos serviços da UBS Anastácio Magalhães. Durante as atividades, os acadêmicos engajados promovem assistência supervisionada pelo corpo docente do projeto, desenvolve pesquisas e amplia as habilidades de avaliação cinesiológica funcional e tratamento fisioterapêutico. Objetivos: Narrar a experiência acadêmica vivenciada na Liga de Fisioterapia Cardiovascular. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência dissertativo elaborado com fundamento na experiência adquirida pelos acadêmicos da Liga de Fisioterapia Cardiovascular. Resultados: A Liga de Fisioterapia Cardiovascular proporciona aos acadêmicos adquirir conhecimento sobre o conteúdo de avaliação cinesiológica funcional direcionada à área cardiovascular, desenvolver domínio tecnológico sobre os equipamentos de avaliação padrão ouro, como baropodômetro eletrônico e a eletroneuromiografia de superfície, aprimorar as habilidades para prestar atendimento fisioterapêutico à pacientes portadores de doenças cardiovasculares e amplificar o entendimento dos acadêmicos sobre metodologia científica. A rotina prática da Liga permite que os alunos desenvolvam sua autoconfiança e habilidade para realizar avaliação, diagnóstico cinesiológico funcional, tratamento fisioterapêutico e a relação dos mesmos com a pesquisa científica. O ambiente de atenção primária propicia entendimento sobre saúde coletiva e epidemiologia, também modificando o desempenho acadêmico, melhorando a relação ensino-aprendizagem na graduação teórica e prática. Conclusão: Participar da Liga de Fisioterapia Cardiovascular propiciou ganhos de competências que permitiram uma maior familiarização dos alunos com a graduação e a área da Fisioterapia Cardiovascular assim como o aumento do interesse pelo campo de pesquisa científica.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57531
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_kvcbarros.pdf69,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.