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Tipo: Dissertação
Título: A aprendizagem significativa de sociologia a partir de metodologias ativas
Título em inglês: The significant learning of sociology from active methodologies
Autor(es): Torres, Ana Carolina Silva
Orientador: Gonçalves, Danyelle Nilin
Palavras-chave: Sociologia - Estudo e ensino (Ensino médio);Aprendizagem ativa;Ensino - Metodologia
Data do documento: 2020
Citação: TORRES, Ana Carolina Silva. A aprendizagem significativa de sociologia a partir de metodologias ativas. Orientadora: Danyelle Nilin Gonçalves. 2020. 99 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: A Sociologia, mais do que uma disciplina que compõe o Currículo do Ensino Médio, é um instrumento necessário para compreender nossa sociedade multifacetada: seu ensino deve ser encarado como uma busca pela emancipação dos indivíduos a partir da formação do seu senso crítico, desnaturalizando os fenômenos sociais e transformando a sua realidade. O presente estudo trata-se de uma intervenção pedagógica que investigou o processo ensino-aprendizagem da disciplina de Sociologia no Ensino Médio de uma escola em Juazeiro do Norte, Brasil. Buscou-se compreender melhor metodologias de ensino de Sociologia que facilitem, priorizem ou colaborem para uma aprendizagem significativa. Reflete-se acerca da realização de metodologias ativas de aulas, entre elas a “Roda de Conversa Sociológica” e “Sala de Aula Invertida”. A primeira compreende em gerar um ambiente mais dialógico na turma sem deixar de balizar questões importantes do conhecimento das Ciências Sociais e a última consiste em “inverter” o processo de aprendizagem, fazendo com que os alunos pesquisem e estudem antes das aulas, chegando a elas já com as informações necessárias, sendo o momento do encontro destinado a tirar as dúvidas e acompanhar a aprendizagem. Ambas consistem em tornar o estudante mais ativo no seu processo de aprendizagem. A metodologia utilizada para essa intervenção pedagógica foi a pesquisa-ação, que consiste em produzir conhecimento para um uso mais efetivo, promovendo autorreflexão e transformação acerca das práticas pedagógicas desenvolvidas na escola. A roda de Conversa desenvolvida como metodologia de aula diferenciada de Sociologia mostrou ser um lócus privilegiado de escuta, diálogo e atenção ampla aos conteúdos discutidos: a participação dos estudantes se deu de forma mais efetiva do que na aula tradicional, especialmente no que tange ao desenvolvimento da argumentação e do questionamento, propiciando uma aprendizagem significativa. A sala de aula invertida, mesmo com todos seus desafios de reestruturar os espaços de aprendizagem, possibilitou uma maior personalização do ensino, ampliando meu conhecimento acerca das necessidades individuais dos estudantes. Por fim, o que uniu a operacionalização dessas duas metodologias ativas foi o uso da pesquisa sociológica como aparato facilitador para aproximação dos estudantes com conceitos, linguagem e métodos da Sociologia.
Abstract: Sociology, more than a discipline that makes up the High School Curriculum, is a necessary instrument to understand our multifaceted society: its teaching must be seen as a search for the emancipation of individuals, from the formation of their critical sense, denaturalizing the social phenomena and transforming their reality. The present study is a pedagogical intervention that investigated the teachinglearning process of the discipline of Sociology in high school at a school in Juazeiro do Norte, Brazil. We sought to better understand sociology teaching methodologies that facilitate, prioritize or collaborate for meaningful learning. It reflects on the realization of active methodologies of classes, among them the “Wheel of Sociological Conversation” and “Inverted Classroom”. The first comprises generating a more dialogical environment in the class without neglecting important issues in the knowledge of Social Sciences, and the last consists of “inverting” the learning process, making students research and study before classes, reaching they already have the necessary information, being the moment of the meeting destined to clear doubts and accompany the learning. Both consist of making the student more active in their learning process. The methodology used for this pedagogical intervention was action research, which consists of producing knowledge for a more effective use, promoting self-reflection and transformation about the pedagogical practices developed at school. The Conversation Wheel developed as a differentiated Sociology class methodology proved to be a privileged locus of listening, dialogue and broad attention to the contents discussed: the students' participation took place more effectively than in the traditional class, especially with regard to development argumentation and questioning, providing meaningful learning. The inverted classroom, despite all its challenges of restructuring the learning spaces, allowed for greater personalization of teaching, expanding my knowledge about the individual needs of students. Finally, what brought the operationalization of these two active methodologies together was the use of sociological research as a facilitating apparatus for bringing students closer to the concepts, language, and methods of Sociology.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57516
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