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dc.contributor.advisorLeite, Raquel Crosara Maia-
dc.contributor.authorSilva, Rayanne Barroso-
dc.date.accessioned2021-03-26T23:07:54Z-
dc.date.available2021-03-26T23:07:54Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSILVA, Rayanne Barroso. A história do Grupo de Estudo, Pesquisa e Ensino de Sexualidade (GEPESEX): a sexualidade no Curso de Ciências Biológicas da UFC. Orientadora: Raquel Crosara Maia Leite. 2020. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57515-
dc.description.abstractThis work aims to understand the constitution of the GEPESEX study group, based on its history in the context of the Biological Sciences course at UFC. GEPESEX was created from concerns that arose in the course environment. These identity and formative concerns made some students of the course propose a collective and self-formative space for discussions and learning about themes about sexuality and gender. The need to tell this story has become urgent as we are experiencing a setback of conservative far-right policies, with persecutions of minority and identity groups, which intensified from this political inclination, but which have always existed in Brazilian society. In the field of education, setbacks and persecutions are evident, and in this scenario, education for sexualities is one of the most affected both in schools and in the training spaces of teachers in universities. Thus, the methodological construction of this research, trying to align the objectives to the results, was through qualitative research, using the biographical (Auto) approach from authors such as Christiane Delory-Momberger (2008), Marie-Christine Josso (2007), Ferrarotti (2014), among others. The group's story was told through the life narrative of actresses who founded and participated in GEPESEX. The history of the group was divided into two generations and these actresses were chosen from these generations. To access the memories of these actresses with the study group, the Narrative Interview was chosen from the definitions of Jovchelovitch and Bauer (2002). GEPESEX was an extremely important group for the CFU Biological Sciences course and teacher training. A group that transgressed the way these students were formed in relation to these themes of sexuality and gender. A study group proposed and maintained by students, who used their spaces for collaborative and collective learning. GEPESEX also surpassed the academic spaces of the Biological Sciences course of the UFC and proposed that education for sexualities should be taught in schools in a way that welcomed and respected the demands and experiences of all who occupied those spaces. The GEPESEX collaborated with society through interventions in schools and research papers published in events. The GEPESEX helped to train a generation of teachers more responsible and better prepared to deal with the challenges that classrooms present in relation to education for sexualities, especially in an identity and multicultural social conjuncture. GEPESEX does not have an end, as it remains alive in the memory of the course and its participants.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstudos em grupopt_BR
dc.subjectSexopt_BR
dc.subjectIdentidade de gênero na educaçãopt_BR
dc.subjectAnálise do discurso narrativopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectCiências da vida - Estudo e ensino (Superior)pt_BR
dc.titleA história do Grupo de Estudo, Pesquisa e Ensino de Sexualidade (GEPESEX): a sexualidade no Curso de Ciências Biológicas da UFCpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como objetivo compreender a constituição do grupo de estudos GEPESEX, a partir de sua história no contexto do curso de Ciências Biológicas da UFC. O GEPESEX foi criado a partir de inquietações que surgiam no ambiente do curso. Essas inquietações identitárias e formativas fizeram algumas alunas do curso propor um espaço coletivo e autoformativo para discussões e aprendizados a respeito de temáticas sobre sexualidade e gênero. A necessidade de contar essa história se tornou urgente à medida que estamos vivendo um retrocesso de políticas conservadoras de extrema-direita, com perseguições a grupos minoritários e identitários, que se intensificou a partir dessa inclinação política, mas que sempre existiram na sociedade brasileira. No campo da educação, os retrocessos e perseguições estão evidentes, e diante desse cenário a educação para as sexualidades é um dos mais prejudicados tanto nas escolas, como nos espaços formativos de professoras nas universidades. Assim, a construção metodológica dessa pesquisa, tentando alinhar os objetivos aos resultados, foi através da pesquisa qualitativa, utilizando a abordagem (auto)biográfica a partir de autoras como Christiane Delory-Momberger (2008), Marie-Christine Josso (2007), Ferrarotti (2014), entre outras. A história do grupo foi contada através da narrativa de vida de atrizes que fundaram e participaram do GEPESEX. A história do grupo foi dividida em duas gerações e essas atrizes foram escolhidas a partir dessas gerações. Como forma de acessar as memórias dessas atrizes com o grupo de estudos, a Entrevista Narrativa (EN) foi escolhida a partir das definições de Jovchelovitch e Bauer (2002). O GEPESEX foi um grupo de extrema importância para o curso de Ciências Biológicas da UFC e a formação docente. Um grupo que transgrediu a forma como essas alunas eram formadas em relação a essas temáticas de sexualidade e de gênero. Um grupo de estudos proposto e mantido por alunas, que usavam seus espaços para uma aprendizagem colaborativa e coletiva. O GEPESEX também ultrapassou os espaços acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da UFC e propôs que a educação para as sexualidades deveria ser ministrada nas escolas de forma que acolhesse e respeitasse as demandas e vivências de todas que ocupavam aqueles espaços. Assim, o GEPESEX colaborou com a sociedade através de intervenções em escolas e de trabalhos de pesquisa publicados em eventos. Dessa maneira, o GEPESEX ajudou a formar uma geração de professoras mais responsáveis e mais preparadas para lidar com os desafios que as salas de aula apresentam em relação a educação para as sexualidades, especialmente em uma conjuntura social identitária e multicultural. O GEPESEX não tem um fim, pois ele permanece vivo na memória do curso e de suas participantes.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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