Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57487
Tipo: Resumo
Título : Uso de programação computacional como ferramenta de ensino de matemática (Programa Seara da Ciência RN.2012.PG.0123)
Autor : Mesquita, Katiane de Jesus
Abreu, Jessica Miranda
Palabras clave : Matemática - Estudo e ensino;Estratégias de aprendizagem;Programação (Computadores)
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : MESQUITA, Katiane de Jesus; ABREU, Jessica Miranda. Uso de programação computacional como ferramenta de ensino de matemática (Programa Seara da Ciência RN.2012.PG.0123). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumen en portugués brasileño: É inegável a importância da matemática para a sociedade em geral, assim como a dificuldade enfrentada por muitos em compreendê-la. Isso se dá, em parte, porque a educação nas escolas se utiliza de métodos muitas vezes enfadonhos e pouco interativos, mesmo diante de ferramentas de ensino mais estimulantes para os estudantes. Assim, a inserção da tecnologia na educação pode vir a ser um dos principais pilares para um ensino de qualidade. Com o propósito de contribuir com a ampliação do conhecimento de estudantes e facilitar a incorporação de conceitos matemáticos, foi realizado um curso que utilizou programação computacional, através da linguagem Pascal, como ferramenta de ensino. Visou-se, dessa forma, o aprendizado da lógica de programação para o desenvolvimento de programas que solucionassem problemas matemáticos propostos. As aulas do curso foram ministradas no laboratório de informática da Seara da Ciência, para 25 estudantes. Em cada aula, foram realizadas explanações acerca do assunto a ser abordado, seguidas por exercícios, que foram solucionados pelos alunos através do desenvolvimento de programas computacionais. Foi realizado um teste no início e no final do curso, visando analisar a eficácia da metodologia utilizada com base na comparação dos resultados. O teste final foi dividido em duas avaliações, sendo uma escrita e a outra prática, a qual utilizou programação para resolução dos problemas. Além disso, foi aplicado um questionário aos alunos com o objetivo de saber as opiniões destes a respeito da contribuição do curso e a relevância do método utilizado. Observou-se que os alunos adquiriram conhecimentos em lógica de programação e que se tornaram capazes de realizar programas para solucionar diversos problemas. Além disso, comprovou-se o fortalecimento do aprendizado de alguns dos principais conteúdos de matemática ensinados ao longo da vida acadêmica.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57487
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_kjmesquita.pdf70,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.