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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5737
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Jorge Neto, Paulo de Melo | - |
dc.contributor.author | Lima, Sólon Nogueira de | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-04T20:30:27Z | - |
dc.date.available | 2013-09-04T20:30:27Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Solon Nogueira de. O SENAI e a inserção do jovem aprendiz no mercado de trabalho formal. 2009. 52f. Dissertação (mestrado profissional) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza,CE, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5737 | - |
dc.description.abstract | This study investigates the impact on the contribution of industrial learning for employability among young learners. The Government, through the Law of the Apprentice (10,097 / 2000) has been implementing policies to generate employment for youth 14 to 24 years in colleges, in order to foster job creation among the younger age group, working to achieve social inclusion, self-esteem and ensure development opportunities for this segment of society. To assess the impact of participation in the courses of SENAI will be utilized the methodology of Propensity Score Matching and the result shows positive for those who underwent industrial training courses, increasing the probability of an individual entering the labor market. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Lei do aprendiz | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem profissional | pt_BR |
dc.title | O SENAI e a inserção do jovem aprendiz no mercado de trabalho formal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho investiga o impacto da contribuição da aprendizagem industrial para a empregabilidade entre os jovens aprendizes. O Governo, através da Lei do Aprendiz (Lei 10.097/ 2000), vem implementando políticas de geração de emprego para jovens de 14 a 24 anos, nas escolas profissionalizantes, no intuito de fomentar a geração de emprego nessa faixa etária, colaborando para alcançar a inclusão social, a autoestima e assegurar oportunidades de desenvolvimento para esse segmento da sociedade. Para avaliar o impacto da participação nos cursos do SENAI foi empregada a metodologia de Propensity Score Matching. O resultado aponta positivamente para aqueles que realizaram cursos de aprendizagem industrial, elevando a probabilidade de o indivíduo ingressar no mercado de trabalho. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CAEN - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2009_dissert_snlima.pdf | 334,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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