Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57378
Type: Dissertação
Title: O origami como ferramenta didática para o ensino de geometria plana e espacial: história, teoremas e atividades em sala.
Title in English: Origami as a didactic tool for teaching flat and spatial geometry: history, theorems and classroom activities.
Authors: Santos, Ludemberg Gonçalo dos
Advisor: Silva, Jonatan Floriano da
Keywords: Atividades criativas na sala de aula;Origami;Geometria - Estudo e ensino;Geometry - Study and teaching;Origami;Creative activities and seat work
Issue Date: 2021
Citation: SANTOS, Ludemberg Gonçalo dos. O origami como ferramenta didática para o ensino de geometria plana e espacial: história, teoremas e atividades em sala. 2021. 63 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: A busca pela melhoria nos resultados dos estudantes nas avaliações externas, a dificuldade que muitos tem de trabalhar com figuras geométricas e seus elementos, motivou a busca por materiais concretos que melhorassem a minha pratica na sala de aula, motivando esse trabalho. Assim sendo, o objetivo desse trabalho é mostrar as dobraduras como uma ferramenta para que o professor da educação básica possa ter um norte na busca por materiais, sempre fazendo uma ligação do abstrato com o concreto sempre com foco e planejamento para evitar o esvaziamento dos conteúdos durante as práticas. Foi feito um levantamento bibliográfico, no qual as obras escolhidas ajudam na construção de figuras geométricas com o uso de dobraduras e com montagens simples, e que o conteúdo matemático não tenha se perdido. O resultado obtido foi um texto que mostra um pouco da história dos origamis e algumas de suas aplicações em outras áreas, Axiomas sobre origamis, Teoremas sobre e que utilizam origamis, resolução de alguns problemas usando dobraduras, depois comprovando o resultado matemático, foram mostrados também como obter figuras geométricas simples usando dobraduras, depois construção dos sólidos de Platão usando técnicas diferentes, foram apresentadas atividades como sugestão para apontar o uso em sala de aula das dobraduras.
Abstract: The search for improvement in the results of students in external evaluations, the difficulty that many have to work with geometric figures and their elements, motivated the search for concrete materials that would improve my practice in the classroom, motivating this work. Therefore, the objective of this work is to show the folds as a tool so that the teacher of basic education can have a north in the search for materials, always making a connection between the abstract and the concrete always with focus and planning to avoid emptying the contents. during practices. A bibliographic survey was made, in which the chosen works help in the construction of geometric figures using folds and with simple assemblies, and that the mathematical content has not been lost. The result obtained was a text that shows a little of the history of origami and some of its applications in other areas, Axioms about origami, Theorems about and that use origami, solving some problems using folding, after proving the mathematical result, were also shown how to obtain simple geometric figures using folds, then construction of Plato's solids using different techniques, activities were presented as a suggestion to point out the use in the classroom of folds.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57378
Appears in Collections:PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_dis_lgsantos.pdf2,65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.