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dc.contributor.advisorCardoso, Lídia Amélia de Barros-
dc.contributor.authorOliveira, Raul Rodrigo Holanda de-
dc.date.accessioned2021-03-23T00:23:14Z-
dc.date.available2021-03-23T00:23:14Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Raul Rodrigo Holanda de. As contribuições da língua materna para o processo psicolinguístico de cadeias de associações: uma análise entre casos. Orientadora: Lídia Amélia de Barros Cardoso. 2020. 16 f. TCC (Graduação em Letras/Inglês) - Curso de Graduação em Letras/Inglês, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57375-
dc.description.abstractThe research proposes to investigate the influence and, therefore, relevance of mother tongue for the human associative psycholinguistic process; through the analysis of data from an online survey with 3 volunteer informants. The study included the Free Word Association Test (TALP), a projective-type technique that makes it possible to evidence aspects of the subject's representations about an inducing object, which in the research was represented by an audio with a topic focused on the current 2020 pandemic and issues that revolve around this theme. In addition, we sought to analyze the data and associate them with each other, to highlight their similarities and divergences, emphasizing language as an essential tool in the associative process of the informants. During data collection, the words that most appeared as examples of the most intense feelings towards the audio were "anger", "hypocrisy" and "fear", therefore, it was considered that the prevalent association among the candidates of this research, before the world situation of the new coronavirus, first triggers a powerful feeling of threat / insecurity in the subject, a feeling that had, through language, the only possible way of externalization. The work contributes to a more detailed understanding of what people feel about the current pandemic, as well as the functionality of language in externalizing this feeling, based on ideas from authors such as S. Freud and Carl G. Jung, considered major contributors to the development of the research outline.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProcesso associativopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectCoronavíruspt_BR
dc.titleAs contribuições da língua materna para o processo psicolinguístico de cadeias de associações: uma análise entre casospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa busca investigar a influência e, portanto, relevância da língua materna para o processo psicolinguístico associativo humano por meio da análise dos dados de uma pesquisa online com 3 informantes voluntários. O estudo contou com o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP), uma técnica do tipo projetiva que viabiliza a evidência de aspectos das representações do sujeito acerca de um objeto indutor, que na pesquisa foi representado por um áudio com tópico voltado para a atual pandemia de 2020 e assuntos que giram em torno deste tema. Ademais, buscou-se analisar os dados e associá-los entre si, para evidenciar suas semelhanças e divergências, salientando a linguagem como ferramenta essencial no processo associativo dos informantes. Durante a coleta de dados, as palavras que mais apareceram como exemplos de sentimentos mais intensos perante o áudio foram “raiva”, “hipocrisia” e “receio”, portanto, considerou-se que a associação prevalente entre os candidatos desta pesquisa, perante a situação mundial do novo coronavírus, aciona primeiramente um poderoso sentimento de ameaça/insegurança no sujeito, sentimento esse que teve, por meio da linguagem, único possível caminho de externalização. O trabalho contribui para um entendimento mais detalhado do que as pessoas sentem sobre a atual pandemia, bem como a funcionalidade da linguagem na externalização desse sentir, se baseando em ideias de autores como S. Freud e Carl G. Jung, considerados grandes contribuintes para o desenvolvimento do esboço da pesquisa.pt_BR
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