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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57360| Tipo: | Resumo |
| Título: | Psicoeduca - contribuições da análise do comportamento para a educação (CB.2016.PJ.0228) |
| Autor(es): | Cunha, Joao Paulo Ursulino Barbosa, Denise Silveira Santos, Marcos Silva Ribeiro, Rafaela de Medeiros Oliveira, Taciana Cordeiro Dantas de Barbosa, Joao Ilo Coelho |
| Palavras-chave: | Bullying;Avaliação do comportamento;Análise do comportamento;Habilidades sociais;Violência na escola - Prevenção |
| Data do documento: | 2016 |
| Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
| Citação: | CUNHA, Joao Paulo Ursulino; BARBOSA, Denise Silveira; SANTOS, Marcos Silva; RIBEIRO, Rafaela de Medeiros; OLIVEIRA, Taciana Cordeiro Dantas de; BARBOSA, Joao Ilo Coelho. Psicoeduca - contribuições da análise do comportamento para a educação (CB.2016.PJ.0228). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
| Resumo: | Um dos problemas mais recorrentes em âmbito escolar são as manifestações de violência entre alunos, em especial o bullying. Conceituado na década de 70 por Dan Olweus, o bullying refere-se a uma manifestação de violência intencional entre pares que produz uma relação assimétrica de poder. Há discussões sobre o número de episódios de violência necessários para se caracterizar o bullying, mas é consensual que essa prática tão comum e banalizada produza efeitos negativos na história de vida dos envolvidos. Pensando nisso, o projeto Psicoeduca – vinculado ao Laboratório de Estudos em Análise do Comportamento (LEAC) – foi criado para intervir em escolas públicas da cidade de Fortaleza com o objetivo de reduzir a ocorrência de práticas de bullying e aumentar a ocorrência de comportamentos socialmente aceitos. A partir do referencial teórico da Análise do Comportamento e das Habilidades Sociais, o projeto, que conta com seis extensionistas, intervém com os profissionais da escola, alunos e seus familiares por meio de palestras, rodas de conversa, oficinas vivenciais, role playing e criação de fanzines. Além disso, está sendo desenvolvido um curso de capacitação de professores com o objetivo de que estes possam identificar e intervir de maneira adequada em possíveis episódios de bullying, bem como uma cartilha de orientação para encaminhamentos, quando se tornem necessários. Dados preliminares obtidos pelo projeto justificam a necessidade de intervenções desta natureza em escolas, visto a magnitude do problema e a carência de políticas públicas voltadas para a prevenção da violência nas escolas. |
| URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57360 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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