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Tipo: Resumo
Título: Psicoeduca - contribuições da análise do comportamento para a educação (CB.2016.PJ.0228)
Autor(es): Cunha, Joao Paulo Ursulino
Barbosa, Denise Silveira
Santos, Marcos Silva
Ribeiro, Rafaela de Medeiros
Oliveira, Taciana Cordeiro Dantas de
Barbosa, Joao Ilo Coelho
Palavras-chave: Bullying;Avaliação do comportamento;Análise do comportamento;Habilidades sociais;Violência na escola - Prevenção
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: CUNHA, Joao Paulo Ursulino; BARBOSA, Denise Silveira; SANTOS, Marcos Silva; RIBEIRO, Rafaela de Medeiros; OLIVEIRA, Taciana Cordeiro Dantas de; BARBOSA, Joao Ilo Coelho. Psicoeduca - contribuições da análise do comportamento para a educação (CB.2016.PJ.0228). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: Um dos problemas mais recorrentes em âmbito escolar são as manifestações de violência entre alunos, em especial o bullying. Conceituado na década de 70 por Dan Olweus, o bullying refere-se a uma manifestação de violência intencional entre pares que produz uma relação assimétrica de poder. Há discussões sobre o número de episódios de violência necessários para se caracterizar o bullying, mas é consensual que essa prática tão comum e banalizada produza efeitos negativos na história de vida dos envolvidos. Pensando nisso, o projeto Psicoeduca – vinculado ao Laboratório de Estudos em Análise do Comportamento (LEAC) – foi criado para intervir em escolas públicas da cidade de Fortaleza com o objetivo de reduzir a ocorrência de práticas de bullying e aumentar a ocorrência de comportamentos socialmente aceitos. A partir do referencial teórico da Análise do Comportamento e das Habilidades Sociais, o projeto, que conta com seis extensionistas, intervém com os profissionais da escola, alunos e seus familiares por meio de palestras, rodas de conversa, oficinas vivenciais, role playing e criação de fanzines. Além disso, está sendo desenvolvido um curso de capacitação de professores com o objetivo de que estes possam identificar e intervir de maneira adequada em possíveis episódios de bullying, bem como uma cartilha de orientação para encaminhamentos, quando se tornem necessários. Dados preliminares obtidos pelo projeto justificam a necessidade de intervenções desta natureza em escolas, visto a magnitude do problema e a carência de políticas públicas voltadas para a prevenção da violência nas escolas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57360
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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