Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57358
Type: | Resumo |
Title: | Avaliação funcional visual de crianças de 1 a 3 anos assistidas em uma creche filantrópica de Fortaleza |
Authors: | Bezerra, Joao Paulo da Silva Gondim, Georgia de Melo Castro Venâncio, Fernanda Lima Teixeira, Antônio Éder Enzo Albuquerque Simão, Amanda Lima Pinheiro, Fabiane Elpidio de Sa |
Keywords: | Percepção visual em crianças;Cognição em crianças;Capacidade motora em crianças;Desenvolvimento infantil |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal do Ceará |
Citation: | BEZERRA, Joao Paulo da Silva; GONDIM, Georgia de Melo Castro; VENÂNCIO, Fernanda Lima; TEIXEIRA, Antônio Éder Enzo Albuquerque; SIMÃO, Amanda Lima; PINHEIRO, Fabiane Elpidio de Sa. Avaliação funcional visual de crianças de 1 a 3 anos assistidas em uma creche filantrópica de Fortaleza. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Avaliação Funcional Visual de crianças de 1 a 3 anos assistidas em uma creche filantrópica de Fortaleza (Promoção e acompanhamento do desenvolvimento infantil- n°:QC00.2000.PG.1404). INTRODUÇÃO: A avaliação funcional visual apresenta aspectos que mensuram a competência visual e sua relação com a cognição e motricidade. OBJETIVO: Detectar possíveis alterações funcionais visuais de crianças de 1 a 3 anos assistidas em uma creche filantrópica de Fortaleza. METODOLOGIA: O local do estudo foi a Creche Aprisco, instituição filantrópica de Fortaleza. Critérios de inclusão: Crianças de 1 a 3 anos assistidas pela Creche. Critérios de exclusão: Crianças que não completaram o instrumento de avaliação, que possuíam outras comorbidades ou que não respondiam bem à presença dos avaliadores. O instrumento utilizado foi uma Ficha de Avaliação Funcional Visual, sendo avaliados os aspectos: respostas palpebrais, localização visual, reconhecimento, coordenação viso-motora, relações espaciais, imitação e reprodução. RESULTADOS: Das 28 crianças avaliadas, 6 foram excluídas. Das 22 restantes, 12 não apresentaram deficiências e 10 apresentaram alterações, sendo 3 com deficiência em reconhecimento, 5 em reprodução, 4 em imitação, 1 em localização visual, 3 em relações espaciais, 1 em resposta palpebral e 1 em coordenação viso-motora. DISCUSSÃO: Os resultados apontam que foram as áreas relacionadas ao desenvolvimento cognitivo que apresentaram mais casos de alterações. Considera-se importante para o acompanhamento de crianças na primeiríssima infância a utilização de instrumentos que possam atender integralmente as competências sensoriais, motoras e cognitivas. CONCLUSÃO: Segundo os achados observou-se que, as categorias que determinavam avaliar especificamente as funções visuais não foram significativas e que há necessidade de complementar com outros instrumentos de avaliação o desenvolvimento cognitivo das crianças, pois ele é construído da assimilação das informações advindos do meio |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57358 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_jpsbezerra.pdf | 77,44 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.