Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57355
Tipo: Resumo
Título: Avaliações dos indicadores antropométricos e hematológicos em crianças, entre 4 a 12 anos, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Comissário Francisco Barbosa em Maracanaú-Ceará (Avaliação do estado nutricional das crianças assistidas pelos Lions CL
Autor(es): Rocha, Jardel Oliveira
Lemes, Romélia Pinheiro Gonçalves
Arruda, Alcínia Braga de Lima
Barros, Antônio Eduardo de Castro
Pereira, Paulo Sergio Galdino
Souza, Ieda Pereira de
Palavras-chave: Crianças - Antropometria;Crianças - Nutrição;Obesidade em crianças;Desnutrição infantil;Hematologia pediátrica
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: ROCHA, Jardel Oliveira; LEMES, Romélia Pinheiro Gonçalves; ARRUDA, Alcínia Braga de Lima; BARROS, Antônio Eduardo de Castro; PEREIRA, Paulo Sergio Galdino; SOUZA, Ieda Pereira de. Avaliações dos indicadores antropométricos e hematológicos em crianças, entre 4 a 12 anos, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Comissário Francisco Barbosa em Maracanaú-Ceará (Avaliação do estado nutricional das crianças assistidas pelos Lions CL. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: A antropometria é um método importante na avaliação do estado nutricional e possibilita traçar o perfil alimentar do indivíduo. Em crianças e adolescentes, o crescimento e o desenvolvimento são avaliados por meio dos indicadores: P/I, A/I, P/A e IMC/I. Esse trabalho teve como objetivo avaliar o estado nutricional e hematológico das crianças da EMEIEF Comissário Francisco Barbosa, Maracanaú – Ceará. Foram analisadas 125 crianças com idades de 4 a 12 anos, tendo sido verificado o peso e a altura, e coletadas amostras sanguíneas para realização de exames laboratoriais: hemograma, albumina e proteínas totais. Os dados antropométricos foram inseridos nos programas Anthro e AnthroPlus para avaliação nutricional, e as amostras sanguíneas foram analisadas por meio de esfregaços e no aparelho SYSMEX Kx-21N, as dosagens de albumina e proteínas no LABQUEST. Das 125 crianças estudadas, 60 (48%) foram do sexo masculino e 65 (52%) do sexo feminino. Ao analisar o eritrograma, observou-se que apenas uma criança apresentou anemia com hemoglobina abaixo de 11,0 g/dL, e apresentando valores abaixo do normal, os VCM e o HCM com 11,2% e 24% respectivamente, mas com predominio de hemácias normocíticas e normocrômicas. Ao avaliar o leucograma foi encontrado apenas uma discreta leucocitopenia em 10 crianças (8%) e leucocitose em 8 (6,4%). Com relação à avaliação bioquímica, todas apresentaram dentro da normalidade. Ao analisar os parâmetros antropométricos segundo a OMS, 0,8% apresentou grau de magreza, (60,8%) foram eutróficas, (1,6%) apresentaram risco de sobrepeso, (15,2%) sobrepeso, (12%) obesidade e (9,6%) apresentaram obesidade grave. Concluímos que apenas uma criança apresentou anemia e foram encontrados (38,4%) das crianças acima do peso, sendo (12%) obesidade e (9,6%) obesidade grave. A nível mundial nos últimos anos, a prevalência de desnutrição infantil tem diminuído, mas em compensação a obesidade tem aumentado, tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57355
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_jorocha.pdf81,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.