Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57334
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Desafios da educação ambiental no Parque Estadual do Cocó (CE) |
Title in English: | Challenges of environmental education in Cocó State Park (CE) |
Authors: | Santos, Hábila Adriele de Souza Lino, Thiago Lucas de Lima Lauar, Marieta Maria Martins Almeida, Antonia Samylla Oliveira |
Keywords: | Gestão ambiental;Educação ambiental;Resíduos Sólidos;Unidades de Conservação |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Instituto Venturi Para Estudos Ambientais - http://www.institutoventuri.org.br |
Citation: | SANTOS, Hábila Adriele de Souza; LINO, Thiago Lucas de Lima; LAUAR, Marieta Maria Martins; ALMEIDA, Antonia Samylla Oliveira. Desafios da educação ambiental no Parque Estadual do Cocó (CE). In: FÓRUM INTERNACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS – FIRS, 10º, 12 a 14 jun. 2019, João Pessoa (PB). Anais do Forum Internacional de Resíduos Sólidos, João Pessoa (PB), 2019. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | No presente artigo, a Educação Ambiental define-se como ferramenta norteadora e de transformação, capaz de fundamentar o desenvolvimento social, pautado no bem da coletividade socioambiental, diligenciando contribuições no âmbito da conscientização, delegada por meio da gestão adequada dos resíduos sólidos no respectivo meio de estudo e análise: O Parque Estadual do Cocó. Para tanto, foram realizadas pesquisas de campo, bibliográficas e documentais, elucidadas por meio de levantamentos e apurações informativas formais, na instância legislativa, assim como por meio da utilização dos meios midiáticos, a destacar a ferramenta de busca virtual. Esta pesquisa elencou projetos e ações da Educação Ambiental, no seu respectivo âmbito socioeducativo, que permitem e dão espaço à população na correlação meio ambiental-homem, a fim de priorizar atividades baseadas na coletividade da Educação Ambiental. Assim, poder público e sociedade (ONGs, grupos de estudos, pesquisadores, entre outros) podem adotar métodos participativos em relação ao público de forma a fazê-los se sentir parte do “Parque”, tomando conhecimento e cuidados necessários através da conscientização promovida por ações de educação e gestão ambiental. |
Abstract: | In this article, Environmental Education is defined as a specific development tool capable of supporting social development. It is a guide to socio-environmental strategy, study and analysis: Cocó State Park. For the research research, document, documented, documented in the middimensional software, design, document, document, document, computed in the data of virtual uses. This study lists projects and actions to socioenvironmental environmental, social and education, and the development and development of socioenvironmental environment and socioenvironmental. Thus, public power and society (NGOs, study groups, researchers, among others) can adopt participatory forms in relation to the public in order to become part of the "Park", taking knowledge and care about the awareness promoted by educational actions and environmental management. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57334 |
ISSN: | 2527-1725 |
Appears in Collections: | DEHA - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_eve_hadessantos.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.