Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57162
Tipo: TCC
Título: Mídia radical: design como estratégia de ação coletiva no contexto da população em situação de rua da cidade de Fortaleza.
Autor(es): Queiroz, André Carvalho de Lima
Orientador: Barros, Camila Bezerra Furtado
Palavras-chave: Mídia radical;Design e ativismo;Discurso;População em situação de rua;Publicação independente
Data do documento: 2020
Citação: QUEIROZ, A. C. L. Mídia radical: design como estratégia de ação coletiva no contexto da população em situação de rua da cidade de Fortaleza. 2020. 91 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender melhor o papel social e político do design, para então propor um projeto que discuta como o design, fazendo uso da mídia radical (DOWNING, 2004), pode atuar como mediador e agente em processos de construção de estratégias de ação coletiva. Neste caso, com maior foco no contexto da população em situação de rua da cidade de Fortaleza, uma problemática grave que tem se aprofundado ainda mais nos últimos anos. São abordadas noções teóricas sobre mídia radical (DOWNING, 2004), design e ativismo e sobre o design como construtor de discursos, dialogando com autores como Bruno Latour (2014), Krippendorf (2000) e Vilém Flusser (2007), por exemplo. A pesquisa é constituída como um resumo do assunto, fazendo uso de uma metodologia de caráter qualitativo e exploratório. Foi adotada também uma metodologia adaptada a partir da proposta de Bruno Munari (1991), a qual norteou o desenvolvimento da etapa projetual desta pesquisa. Após esse embasamento teórico e metodológico, houve uma aproximação com o Coletivo ArRUAça, um grupo de Fortaleza que atua em processos de empoderamento e emancipação da/com/para a população em situação de rua através do fomento da arte, da cultura e da educação popular. A partir dessa parceria, foi desenvolvido colaborativamente o produto final desta pesquisa: uma campanha contendo uma publicação independente, cartazes e materiais para as redes sociais, que exploram as possibilidades de diálogo e de atuação do design, tanto no meio digital quanto em espaços públicos, entendendo que é a na cidade que as discussões e problemáticas em questão emergem e se fazem presentes.
Abstract: This research’s main goal is to better comprehend the social and political role of design, aiming to propose a project that discusses how design, making use of radical media, can act as a mediator and active agent in processes of developing strategies for collective actions. In this case, with greater focus on the context of the homeless population of Fortaleza, a severe problem that has intensified even more over the past few years. In this work, are addressed theoretical notions on radical media (DOWNING, 2004), design and activism and design as producer of discourses, dialoguing with authors such as Bruno Latour (2014), Krippendorf (2000) and Vilém Flusser (2007), for example. The research is classified as a summary of its topic, making use of an adapted methodology structured from the proposition of Bruno Munari (1991), which guided the development of this research’s final project. After this theoretical and methodological basis, there was an approximation with the ArRUAça collective, a group from Fortaleza that acts in processes of empowerment and emancipation of/with/for the homeless population through the promotion of art, culture and popular education. From this partnership, was developed collaboratively a campaign containing an independent publication, posters and social media content, which explores the possibilities of dialog and proceeding of design, in a digital environment as well as in public spaces, starting from the assumption that its from the urban context that the debates and problems that are being discussed emerge and make themselves present.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57162
Aparece nas coleções:DESIGN - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_tcc_aclqueiroz.pdf18,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.