Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57084
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLeite, Raquel Crosara Maia-
dc.contributor.authorMoreira, Thaís Borges-
dc.date.accessioned2021-03-11T23:05:24Z-
dc.date.available2021-03-11T23:05:24Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationMOREIRA, Thaís Borges. Formação Docente: o Programa de Residência Pedagógica no Curso de Ciências Biológicas da UFC. Orientadora: Raquel Crosara Maia Leite. 2020.101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57084-
dc.description.abstractOne of the biggest challenges in improving the teaching quality in the context of basic education is the establishment of a solid foundation in initial teacher education. Public policies that encourage this initial training are present, as in the Pedagogical Residency Program (PRP). As it is a new program, research on it is fundamental relevance, given that, in times of budget cuts, especially in the educational area, it is necessary to show how such programs can contribute to strengthen the initial training of teachers. Thus, the main objective of this investigation was to analyze how the Pedagogical Residence can contributes to the initial training of future biology teachers. In addition, it was also intended, as specific objectives, 1. Understand the organization of activities developed in each eschool; 2 Understand how residents perceive their participation in the PRP; 3. Analyze how residents interrelate with school and institutional agents. Throughout this research, it was first presented the scientific life trajectory of the author, and then, how the State of the Question was constituted, where through it, it was better understood what was in the literature to delimit the themes to be addressed. As for the methodology, a qualitative approach was chosen, with the application of a semi-structured questionnaire and the use of the focal group technique for data collection. Data analysis was done through Discursive Textual Analysis, with immersion in the corpus of the work, categories creation and metatexts construction. Through the results found, it was realized the importance of the PRP for the initial training of residents, where they discussed the challenges experienced, the contributions, the relationship of residents with school agents, tutors and other factors related to initial training, such as the subjects during graduation. Thus, it can be concluded that the Pedagogical Residence still has factors to be adjusted, but, in fact, the residents face positively the participation in the Program.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectProfessores de biologiapt_BR
dc.subjectCiências da vida - Estudo e ensino (Superior)pt_BR
dc.titleFormação Docente: o Programa de Residência Pedagógica no Curso de Ciências Biológicas da UFCpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrUm dos maiores desafios para melhorar a qualidade do ensino no contexto da educação básica é o estabelecimento de uma base sólida na formação inicial de professores, daí a importância de políticas públicas que incentivem esta formação inicial, como o Programa Residência Pedagógica (PRP). Por ser um programa novo, pesquisas sobre ele são de fundamental relevância, visto também que, em tempos de cortes orçamentários, principalmente na área educacional, é necessário mostrar como tais programas podem contribuir para fortalecer a formação inicial dos docentes. Com isso, o objetivo central desta investigação foi analisar como a Residência Pedagógica pode contribuir para a formação inicial dos futuros docentes de Ciências Biológicas. Além disso, também se pretendeu, como objetivos específicos, 1. Entender a organização das atividades desenvolvidas em cada escola; 2 Compreender como os residentes percebem sua participação no PRP; 3. Analisar como ocorrem as inter-relações entre os residentes e os agentes escolares e institucionais. Ao longo desta pesquisa foi apresentada, primeiramente, a trajetória de vida da autora da pesquisa e, em seguida, como se constituiu o Estado da Questão, no qual se entendeu melhor o que havia na literatura para delimitar as temáticas a serem abordadas. Quanto a metodologia, optou-se por uma abordagem qualitativa, com aplicação de um questionário semiestruturado e utilização da técnica de grupo focal para produção dos dados. A análise dos dados foi feita por meio da Análise Textual Discursiva, com imersão no corpus do trabalho, criação de categorias e, posteriormente, construção de metatextos. Através dos resultados encontrados, percebeu-se a importância do PRP para a formação inicial dos residentes, onde se discorreu sobre os desafios vividos, as contribuições, a relação dos residentes com os agentes escolares, preceptores e outros fatores ligados à formação inicial, como as disciplinas vividas durante a graduação. A conclusão indica que a Residência Pedagógica ainda apresenta fatores a serem ajustados, mas que, de fato, os residentes encaram de maneira positiva a participação no Programa.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_dis_tbmoreira.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.