Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57081
Tipo: Resumo
Título: SONU Escolas
Autor(es): Silva, Jose Artur da Costa
Teixeira, Sami Arruda
Magalhães, Daniel da Cunha
D'Almeida, João Lucas
Lima, Gabriel Farias
Feitosa, Gustavo Raposo Pereira
Palavras-chave: Aprendizagem ativa;Estratégias de aprendizagem;Organizações internacionais
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SILVA, Jose Artur da Costa; TEIXEIRA, Sami Arruda; MAGALHÃES, Daniel da Cunha; D'ALMEIDA, João Lucas; LIMA, Gabriel Farias; FEITOSA, Gustavo Raposo Pereira. SONU Escolas. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: Criado como uma das vertentes do Programa SONU(Simulação da Organização das Nações Unidas), o SONU Escolas tem como principal objetivo levar ao ambiente escolar a experiência da simulação de organismos internacionais. O projeto teve sua primeira edição no ano de 2014, simulando em duas escolas da cidade de Fortaleza, uma da rede pública e outra privada, Adauto Bezerra e Sete de Setembro, respectivamente. No segundo ano de realização, 2015, o SONU Escolas foi a três escolas, alcançando uma média de 90 alunos. No ano de 2016, conseguimos atingir seis escolas. Quatros de rede pública: Colégio Patronato da Sagrada Família, Colégio Polivalente Modelo, Colégio Militar do Corpo de Bombeiros e Colégio Adauto Bezerra. E outros dois da rede privada, que são Colégio Master (sedes Bezerra e Sul) e Colégio Sete de Setembro (tabém duas sedes, centro e aldeota). Tais ações totalizaram um númedo de oito sedes escolares com um público de mais de 200 estudantes do Ensino Médio. Durante o ano, foram levados às escolas vários comitês internacionais, tais como a Organização para Cooperação Islâmica (OCI), a Liga dos Estados Árabes (LEA), o Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (Ecosoc) e o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas(CDH), nos quais foram debatidos pelos estudantes os mais variados temas de importância no cenário internacional, como Direitos da mulher islâmica, igualdade de genêro, combate à expansão do Estado Islâmico, corrupção pública, entre outros. Tendo em vista os atuais modelos de educação, nas quais os estudantes quase nunca saem da posição de ouvintes, levar a simulação para dentro de suas escolas é alge extremamente construtivo, uma vez que podemos tirar o aluno da posição passiva e colocá-lo como sujeito ativo, como aquele que organiza e ideias e resolve conflitos. Em outras palavras, o SONU Escolas estimula a pesquisa, aperfeiçoa a oratória e descobre talentos, estimulando os jovens a falar de temas de tão grande importância no cenário atual.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57081
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_jacsilva.pdf70,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.