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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57047
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Figueiredo, João Batista de Albuquerque | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Francisco Jahannes dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-09T23:09:11Z | - |
dc.date.available | 2021-03-09T23:09:11Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Francisco Jahannes dos Santos. Aprendizagens experienciais juvenis do movimento espírita cearense. Orientador: João Batista de Albuquerque Figueiredo. 2019. 177 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57047 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação e espiritismo | pt_BR |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.subject | Espíritas | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso narrativo | pt_BR |
dc.title | Aprendizagens experienciais juvenis do movimento espírita cearense | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A presente pesquisa tem como objetivo compreender os sentidos das experiências religiosas vividas por jovens no movimento juvenil espírita cearense a partir das narrativas autobiográficas. Este objetivo foi traçado em busca de respostas para as seguintes questões: Quais as aprendizagens experienciais de jovens que atuam no movimento juvenil espírita cearense? Como se organiza e quais as ações do movimento juvenil espírita cearense? Como podemos pensar a juventude e sua formação a partir da religião? Que subsídios o movimento espírita oferta no desenvolvimento da juventude que participa das atividades de evangelização e educação espírita? Quais as interfaces entre experiência religiosa, espiritualidade e aprendizagem? Este trabalho foi realizado a partir dos princípios e fundamentos da pesquisa (auto)biográfica (Delory-Momberger, 2008; Josso, 2004, 2010), utilizando, também, os seguintes procedimentos: Entrevista Narrativa: Jovchelovitch e Bauer (2002), análise documental, levantamento bibliográfico, questionário, rodas de conversas e entrevistas. No que tange aos referenciais teóricos, me aportei nos seguintes autores que abordam a Pesquisa Engajada: Figueiredo (2004); Juventude: Melucci (1997), Groppo (2000) e Abramo (2005); Espiritualidade e experiência religiosa: Boff (2003), Meslin (2014); Doutrina Espírita: Kardec (2005, 2008), Pires (1979), Linhares (2005); Experiência: Larossa (2002), Freire (1981, 1992, 2005) e Josso (2004); Formação e aprendizagem experiencial: Josso (2004), DeloryMomberger (2009); Entrevista Narrativa: Jovchelovitch e Bauer (2002); produções acadêmicas sobre a pesquisa (auto)biográfica; e a produção literária sobre a ação, estrutura e funcionamento do movimento espírita. O trabalho anuncia que a prática dos princípios espíritas de jovens que atuam no movimento juvenil espírita cearense proporciona aprendizagens experienciais que promovem uma formação integral. Além disso, foi identificado a necessidade de um empoderamento e fortalecimento do protagonismo da juventude espírita. Também ficou evidente que o espaço do movimento espírita cearense é gerador e estimulador de experiencias formativas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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