Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56983
Tipo: Resumo
Título: Boletim ICA – o jornal digital na construção de uma identidade ICA
Autor(es): Campos, Iury Figueiredo
Dumaresq, Daniela Duarte
Palavras-chave: Jornalismo universitário;Identidade cultural;Identidade social;Jornalismo - Aspectos sociais
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: CAMPOS, Iury Figueiredo; DUMARESQ, Daniela Duarte. Boletim ICA – o jornal digital na construção de uma identidade ICA. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: O Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará é sede de nove cursos de Graduação: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Dança, Cinema, Música, Teatro, Gastronomia, Filosofia e Design-Moda. Há oito anos o instituto foi criado, mas a mudança dos cursos para o prédio do ICA no Campus do Pici vem acontecendo somente nos últimos anos. O crescimento das atividades no Instituto e a necessidade de integração dos alunos, técnicos e professores foi o que motivou a criação do Boletim ICA. Com a função de informar quinzenalmente sobre o que é desenvolvido dentro do Instituto, o Boletim traz a possibilidade de divulgação dos eventos e acontecimentos do lugar, além de levantar o debate sobre determinados assuntos. Produzido para a plataforma digital, o jornal possui um caráter experimental e edições especiais pensadas para focar em algumas questões. Neste trabalho é feito uma revisão bibliográfica para entender as possibilidades de criação de uma identificação do leitor do Boletim ICA com as temáticas, assim como a construção de uma identidade por parte de quem frequenta o instituto gerada pelo produto jornalístico. São usadas obras: A arte de editar revistas, de Fatima Ali, e as ideias desenvolvidas na tese de doutorado de Ângela Cristina Felippi, intitulada Jornalismo e Identidade Cultural. A proposta é avaliar o que vem sendo produzido com base nessas leituras e identificar ações que vem sendo executadas e outras que podem possibilitar a criação de uma “Cultura ICA”, um sentimento de pertencimento ao Instituto a fim de gerar uma melhor convivência e interação entre os cursos e diminuir os índices de evasão usando como estratégia a identificação.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56983
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_ifcampos.pdf68,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.