Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56983
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCampos, Iury Figueiredo-
dc.contributor.authorDumaresq, Daniela Duarte-
dc.date.accessioned2021-03-05T11:22:29Z-
dc.date.available2021-03-05T11:22:29Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCAMPOS, Iury Figueiredo; DUMARESQ, Daniela Duarte. Boletim ICA – o jornal digital na construção de uma identidade ICA. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56983-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJornalismo universitáriopt_BR
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.subjectIdentidade socialpt_BR
dc.subjectJornalismo - Aspectos sociaispt_BR
dc.titleBoletim ICA – o jornal digital na construção de uma identidade ICApt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará é sede de nove cursos de Graduação: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Dança, Cinema, Música, Teatro, Gastronomia, Filosofia e Design-Moda. Há oito anos o instituto foi criado, mas a mudança dos cursos para o prédio do ICA no Campus do Pici vem acontecendo somente nos últimos anos. O crescimento das atividades no Instituto e a necessidade de integração dos alunos, técnicos e professores foi o que motivou a criação do Boletim ICA. Com a função de informar quinzenalmente sobre o que é desenvolvido dentro do Instituto, o Boletim traz a possibilidade de divulgação dos eventos e acontecimentos do lugar, além de levantar o debate sobre determinados assuntos. Produzido para a plataforma digital, o jornal possui um caráter experimental e edições especiais pensadas para focar em algumas questões. Neste trabalho é feito uma revisão bibliográfica para entender as possibilidades de criação de uma identificação do leitor do Boletim ICA com as temáticas, assim como a construção de uma identidade por parte de quem frequenta o instituto gerada pelo produto jornalístico. São usadas obras: A arte de editar revistas, de Fatima Ali, e as ideias desenvolvidas na tese de doutorado de Ângela Cristina Felippi, intitulada Jornalismo e Identidade Cultural. A proposta é avaliar o que vem sendo produzido com base nessas leituras e identificar ações que vem sendo executadas e outras que podem possibilitar a criação de uma “Cultura ICA”, um sentimento de pertencimento ao Instituto a fim de gerar uma melhor convivência e interação entre os cursos e diminuir os índices de evasão usando como estratégia a identificação.pt_BR
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_ifcampos.pdf68,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.