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Tipo: Resumo
Título: Pedagogia histórico-critica: proposta pedagógica para a Escola da Terra no Ceará
Autor(es): Moreira, Igor Eduardo de Lima
Lima, Maria Aires de
Silva, Sonia de Oliveira da
Menezes, Hermeson Claudio Mendonça
Silva, José Arislândio Carneiro da
Zientarski, Clarice
Palavras-chave: Pedagogia histórico-crítica;Professores - Formação;Educação rural
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: MOREIRA, Igor Eduardo de Lima; LIMA, Maria Aires de; SILVA, Sonia de Oliveira da; MENEZES, Hermeson Claudio Mendonça; SILVA, José Arislândio Carneiro da; ZIENTARSKI, Clarice. Pedagogia histórico-critica: proposta pedagógica para a Escola da Terra no Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: O trabalho tem por objetivo analisar a proposta pedagógica desenvolvida pelo Projeto de Extensão intitulado “Escola da Terra- Formação de professores de escolas multisseriadas do campo e quilombolas”, tendo como referencial de análise o materialismo histórico-dialético. O projeto foi desenvolvido em formato de curso de aperfeiçoamento de 180 horas, por meio de seis módulos de 30 horas cada um, com a formação de 750 cursistas, de 19 municípios do Ceará, que trabalham com turmas multisseriadas. Busca promover uma relação mutuamente transformadora entre a universidade e a sociedade, articulando ensino e pesquisa com a realização das atividades propostas para o tempo universidade e tempo comunidade (Pedagogia da Alternância). Na realização do tempo comunidade os cursistas e formadores realizam ação de intervenção social em cada uma das comunidades. A metodologia de execução e a proposta de práxis pedagógica apresentada aos professores cursistas têm como base a Pedagogia Histórico-Crítica- PHC proposta por Demerval Saviani. Parte da análise e problematização da prática social: a educação do campo no contexto da sociedade capitalista, objetivando que os cursistas desenvolvam uma compreensão das contradições e mediações que envolvem sua práxis cotidiana. Os módulos apresentam conteúdos para a compreensão desta prática social. A PHC como proposta pedagógica para as turmas multisseriadas do campo e quilombolas possibilitou aos professores cursistas o acesso à teoria marxiana, fundamentando a crítica à sociedade capitalista e à educação estrita que nela se apresenta. Como processo de avaliação os cursistas realizaram pesquisas em suas escolas, elaboraram resumo expandido para apresentar os resultados no “I Seminário Escola da Terra do Ceará” realizado em Fortaleza e concretizaram ações de intervenção social em suas comunidades. Desta forma, conclui-se que a metodologia utilizada no Projeto contribui com o processo de formação dos professores e com a melhoria das comunidades.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56981
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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