Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56969
Tipo: | Resumo |
Título : | CluQui - uma parceria universidade-escola pra divulgação da química |
Autor : | Benicio, Hermeson Tavares Tuya, Krsna Cordeiro de Silva, Gladyane Santos da Mota, Beatriz Carvalho Barbosa, Francisco Geraldo Mafezoli, Jair |
Palabras clave : | Química;Aprendizagem ativa;Cooperação universidade-escola;Democratização da educação |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | BENICIO, Hermeson Tavares; TUYA, Krsna Cordeiro de; SILVA, Gladyane Santos da; MOTA, Beatriz Carvalho; BARBOSA, Francisco Geraldo; MAFEZOLI, Jair. CluQui - uma parceria universidade-escola pra divulgação da química. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumen en portugués brasileño: | O Clube da Química (CluQui) é um projeto de extensão da UFC, criado no Ano Internacional da Química (2011), que atua de forma efetiva em escolas públicas do Estado, apresentando e popularizando a Química de forma lúdica para alunos do ensino médio. O CluQui é coordenado por Professores dos cursos de Química (diretoria) e conta com a participação de estudantes dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Química (sócios efetivos) e estudantes do ensino médio (sócios colaboradores). As diversas atividades do CluQui são planejadas e desenvolvidas em salas de aula, auditórios, laboratórios das escolas e universidade; além de visitas guiadas a espaços científicos como a Seara da Ciência. Dentre as escolas atendidas pelo CluQui, estão o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará, a Escola Estadual Joaquim Alves, a EEEP Paulo Petrola, a EEEP Ângela Borges, o IFCE de Canindé e o projeto EPC Pentecoste. Inicialmente, os membros do CluQui fazem uma apresentação do projeto para a comunidade escolar e em seguida são desenvolvidas as atividades envolvendo aulas experimentais, oficinas temáticas, jogos didáticos, dentre outras. A partir do momento em que é formado um grupo de estudantes interessados em participar do projeto, estes são estimulados a se engajarem como sócios colaboradores e implantarem filiais do CluQui em suas escolas. Os dados avaliativos do projeto revelam, que além de cumprir seu papel difundindo a química entre os jovens, o projeto estimula o ingresso dos estudantes vocacionados nos curso de Química. Além disso, para os estudantes do curso de Licenciatura em Química, o CluQui, também tem se revelado um importante espaço didático, para desenvolvimento de novas metodologias, realização de trabalhos de conclusão de curso e prática docente dos futuros professores de química. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56969 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_htbenicio.pdf | 70,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.