Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56948
Tipo: | Resumo |
Título : | Práticas e vivências em permacultura na Universidade Federal do Ceará |
Autor : | Maia, Heitor da Silva Sousa, Antônio Sávio Magalhães de Freitas, Cirliane de Abreu Santos, Jader de Oliveira |
Palabras clave : | Permacultura;Vida sustentável;Conservação da natureza |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | MAIA, Heitor da Silva; SOUSA, Antônio Sávio Magalhães de; FREITAS, Cirliane de Abreu; SANTOS, Jader de Oliveira. Práticas e vivências em permacultura na Universidade Federal do Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho trata da importância na ampliação do conhecimento de alunos do ensino básico na reflexão de soluções práticas do cotidiano voltadas a conservação ambiental, tais como destinação correta de resíduos, reaproveitamento de materiais descartados, catalogação de plantas; identificação de espécies nativas, e preservação da cobertura vegetal natural. Essa visão é repassada em visitas guiadas ao espaço físico do ‘Programa de Extensão’ denominado Grupo de Estudos e Práticas em Permacultura/GEPPe, o qual existe desde 2011 na Universidade Federal do Ceará/UFC. As temáticas mencionadas que são compartilhadas com os visitantes estão filiadas a um rol de conhecimento cunhado na década de 1970, foram sistematizadas por Bill Mollison e David Holmgren, denominada Permacultura. No primeiro semestre de 2016 foram recepcionados quatro grupos oriundos de escolas de Fortaleza, além da visitação de diversos alunos da universidade, como os da disciplina de Cartografi Digital. O foco principal do Programa de Extensão é apresentar aos alunos o conceito da permacultura como uma ciência e filosofia de vida, mostrando nas atividades práticas os três princípios éticos norteadores que são: cuidado com a natureza, bem estar das pessoas e melhor distribuição dos excedentes. Na visita ao GEPPe é realiza uma trilha ecológica, proporcionando aos alunos a observação de questões ambientais, dinamizando o processo de ensino e aprendizagem. Trazendo visitantes ao GEPPe fazemos uma tentativa de trazer aos jovens á um vinculo maior com natureza, instigando a criatividade. Ao término de cada visita é aplicado um questionário, buscando obter informações e opiniões do que mais se destacou no espaço na visão dos alunos que visitaram o projeto de extensão. As respostas demonstram o interesse dos alunos aos temas relacionados a sustentabilidade propiciando reflexão sobe o modo de vida dos . |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56948 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_hsmaia.pdf | 69,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.