Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56898
Type: | Tese |
Title: | Ensino de técnicas de comunicação terapêutica enfermeira-paciente |
Authors: | Stefanelli, Maguida Costa |
Advisor: | Arantes, Evalda Cançado |
Keywords: | Enfermagem;Enfermagem Psiquiátrica;Comunicação em Saúde |
Issue Date: | 1985 |
Citation: | STEFANELLI, M. C. Ensino de técnicas de comunicação terapêutica enfermeira-paciente. 1985. 173 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, 1985. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | É a comunicação que torna possível ao homem existir no mundo cm interação com seus semelhantes. Desde o nascimento até a morte e, em todos os momentos da vida, as pessoas vêem-se envolvidas no processo da comunicação, sem perceberem a existência ou a significação da mesma como condição fundamental para o pleno desenvolvimento do ser humano. 0 homem vale-se da comunicação em todas as suas experiências de vida, de modo interpessoal ou dual, em pequenos ou grandes grupos; até quando não está em uma dessas situações, se refletir um pouco, perceberá que se encontra sob o impacto ou influência da comunicação. É por meio da comunicação que ele partilha com outras pessoas seus valores, crenças, idéias e sentimentos; a maneira como essas pessoas reagem à comunicação pode gerar satisfação ou in satisfação, ou seja, determinar o sucesso de suas tentativas de ajustamento ao meio em que vive. Pode-se afirmar, então, que a essência do bem-estar do ser humano e da sua saúde mental está diretamente relacionada ou mesmo dependente dos seus padrões de comunicação e de como os outros reagem a eles. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56898 |
Appears in Collections: | DENF - Teses defendidas em outras instituições |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1985_tese_mcstefanelli.pdf | 54,04 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.