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Type: Tese
Title: Ação interativa e orientação do auto-exame das mamas durante a consulta ginecológica de enfermagem
Authors: Linard, Andréa Gomes
Advisor: Rodrigues, Maria Socorro Pereira
Keywords: Comunicação Persuasiva;Mulheres;Autoexame de Mama
Issue Date: 2005
Citation: LINARD, A. G. Ação interativa e orientação do auto-exame das mamas durante a consulta ginecológica de enfermagem. 2005. 102 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2005.
Abstract in Brazilian Portuguese: Diversas causas ameaçam o bem-estar feminino, desencadeadas por eventos sócioculturais, tecnológicos, profissionais e familiares, influenciando no surgimento dos mais variados tinos de cânceres e connêneres. com altas incidências de morbimortalidade. Através da ação interativa junto à cliente, o enfermeiro, poderá influenciar positivamente para a redução dessas cifras, incentivando mudanças de comportamentos, em particular, estimulando a adoção do hábito mensal do autoexame das mamas (AEM). Propusemos-nos, então, a trabalhar com base na hipótese de que, a ação interativa estabelecida entre enfermeiro e cliente pode favorecer e possibilitar a comunicação persuasiva, sua validação e a transmissão de informações, de forma a despertar na cliente o interesse pela aprendizagem e o desejo de elucidação de dúvidas. Objetivamos descrever e interpretar os fatores que podem influenciar na ação interativa do processo de comunicação entre enfermeirocliente e compreender a forma como vem se processando, na prática da enfermagem a ação interativa entre enfermeiro-cliente. O estudo tem abordagem qualitativa, foi realizado no Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará (IPCCj nos meses de maio, junho e julho dc 2004. Os dados foram coletados durante os Relacionamentos Interativos (Ris) entre enfermeiros e clientes, nas consultas de enfermagem ginccológicas. O instrumento de coleta dos dados utilizado foi observação livre com o apoio do diário de campo e uso do gravador, conforme autorização obtida. As enfermeiras, sujeitos deste estudo, foram cognominadas com os nomes de Selene, Melampe, Eleutera, Crissa e Electra. Acompanhamos cinco distintos relacionamentos interativos (Ris) de cada uma das cinco enfermeiras. Para a organização c análise dos dados, utilizamos do método deO conteúdo dos diálogos observados apontou para as cinco seguintes categorias: A comunicação como incentivo para a formação do hábito do auto-exame das mamas; Orientação da enfermeira direcionada ao bom êxito da comunicação entre médico e cliente; Cuidado e tecnologia no auto-exame das mamas; A presença de fatores de risco para o câncer de mama; A comunicação verbal cnfcrmcira-cliente durante o auto-exame das mamas. Os resultados mostram que a ação interativa enfermeiro-cliente é, em sua maioria, permeada por uma comunicação mecanizada c repetitiva, sendo enfatizadas orientações estereotipadas, não se priorizando o feed-back das informações fornecidas às clientes, referentes à adoção do hábito mensal do AEM e, nem se enfatizando as técnicas de expressão, clarificação e de validação da informação, durante a comunicação. Concluiu-se que os enfermeiros, como formadores de opinião necessitam trabalhar com maior freqiiência elementos da ação interativa como por exemplo o feed-back. É necessário também haver uma colaboração documental e mais efetiva das políticas públicas de saúde e de promoção social, no que tange ao número de clientes a serem atendidas pelo profissional. análise de conteúdo, Bardin (1977), Rodrigues e Leopardi (1999).
Abstract: Severa! causes threaten womens well-being, unlcashed by socio-cultural, technological, professional and family events influencing ou the appearance of several types of câncer and similar diseases, with high inortality rates. Through an interactive action with the Client, the nurse can influence significantly on the reduction of these rates, encouraging changes in their behavior, in particular, the adoption of the monthly habit of the Breast Seif-Exam (BSE). We proposed to work based on the thesis that the interactive action established between nurse-clicnt can favor and make possible the persuasive communication, its validation and the transmission ofinformation, aiming to raise on the client the intcrcst in leaming and the wiil to solve doubts. We aimed to identify the factors that influence the interactive action between nurse-patient; describe the way it is being proccsscd, in the nurse practice, the interactive action between nurse-client, and present based on Travelbee’s Theory (1979) a paradigm of implementation of the interactive rclationship nurse-clicnt. This study has a qualitative approach, and it was conducted at Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará (ll’CC) during the months of May, June and July, 2004. Data were colleeted during the Interactive Rclationships (IRs) nurses-clients, in the gynecological nursing consultations. lhe instrument of data collection used was the participative observation with the help of a field diary and a tape recordcr, according to authorization obtained. The nurses, subjects of this study were nicknatned as Selene, Melanipe, Eleutera, Cnssa and Electra. We followed tive different moments in the interactive relationship (IR) of each of the fíve nurses. For tlie organization and analysis of data we used the analysis of content method, Bardin (1977), Rodrigues and Leopardi (1999). The content of the dialogues suggested fíve categories, being them: the communication as incentive to the habit ofthe Breast Self-Exam; onentation of the nurse direeted to the success of the communication between doctor and patient; care and technology in the Breast Self-Exam; presence ofrisk factors to the breast câncer and the verbal , Melanipe, Eleutera, Cnssa and Electra. We followed tive different moments in the interactive relationship (IR) of each of the fíve nurses. For tlie organization and analysis of data we used the analysis of content method, Bardin (1977), Rodrigues and Leopardi (1999). The content of the dialogues suggested fíve categories, being them: the communication as incentive to the habit ofthe Breast Self-Exam; onentation of the nurse direeted to the success of the communication between doctor and patient; care and technology in the Breast Self-Exam; presence ofrisk factors to the breast câncer and the verbal communication ofthe nurse in the consultation. The results show that the interactive action nurse-client is, in the majority, prevailed by a mechanical and repetitive communication, being emphasizcd stereotypical orientations, not prioritizing the feedback of the information provided to the clients referring to the adoption of the monthly habit of the BSE and that the techniques of expression, clarifícation and validation of information are not emphasized, during the communication. It is necessary a documentary and more effective collaboration of public health policies and of social promotion, conccming the number of clients to be attended by each professional.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56883
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