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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFigueiredo, Geórgia Pitombeira-
dc.contributor.authorCamurça, Andrea Machado-
dc.contributor.authorLima, Régis-
dc.contributor.authorViana, Lígia Alves-
dc.contributor.authorEsmeraldo, Gema Galgani Silveira Leite-
dc.date.accessioned2021-03-01T11:10:01Z-
dc.date.available2021-03-01T11:10:01Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Geórgia Pitombeira; CAMURÇA, Andrea Machado; LIMA, Régis; VIANA, Lígia Alves; ESMERALDO, Gema Galgani Silveira Leite. Plataforma áudiovisual e a experiência do Núcleo de Estudos, Experiências e Pesquisas em Agreoecologia no âmbito da Comunicação Popular. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56838-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação popular - Recursos audiovisuaispt_BR
dc.subjectComunicação - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectEcologia agrícolapt_BR
dc.titlePlataforma áudiovisual e a experiência do Núcleo de Estudos, Experiências e Pesquisas em Agreoecologia no âmbito da Comunicação Popularpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Comunicação Popular surge como alternativa de expressão e criação de conteúdos, garantindo o direito ao acesso e a democratização da comunicação. Surge como uma ferramenta de luta, principalmente por grupos marginalizados e/ou invisibilizados em processo de mobilização, manifestando-se nos movimentos populares da Década de 1970. O objetivo deste trabalho é refletir sobre o processo de comunicação, em bases populares, desenvolvido durante a experiência audiovisual da trajetória do Curso de Formação em Agroecologia, Feminismo e Segurança Alimentar, realizada pelo Núcleo de Estudos, Experiências e Pesquisas em Agroecologia – NEEPA. A linguagem audiovisual utilizada foi de filme documental não-ficcional, que, além de fornecer informações e dados, conduz a uma ação educativa que revela a intencionalidade de fortalecer lutas. O coletivo selecionou 14 pessoas, dentre eles: técnicas(os), estudantes, professoras(es), agricultoras(es) e juventude assentada, para as entrevistas. A plataforma audiovisual constitui-se como um instrumento artístico que desperta a emoção sobre o assunto tratado, mostrando os sujeitos sociais por outros olhares. Essa ferramenta não é apenas um instrumento onde podemos ver os acontecimentos do mundo, mas uma possibilidade de palanque onde os acontecimentos se fazem comunicáveis, proporcionando a difusão de informações e uma nova abordagem sobre a realidade social do local - através dos próprios atores representados. Partindo do princípio de que Comunicação também é um direito de todos e de todas, e que deve ser universalizado, os movimentos e organizações populares, assim como núcleos e grupos de resistência reestruturam o formato tradicional de spt_BR
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