Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56770
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Estratégias de ensino utilizadas na formação do enfermeiro-educador: revisão integrativa |
Título em inglês: | Teaching strategies used in the training of the nurse-educator: an integrative review |
Autor(es): | Cecilio, Sumaya Giarola Gomes, Andréa Tayse de Lima Goulart, Clarissa Fernandes Vieira, Letícia Gonçalves Gazzinelli, Maria Flávia |
Palavras-chave: | Educação em Enfermagem;Educação em Saúde;Materiais de Ensino;Educação Superior |
Data do documento: | 2021 |
Instituição/Editor/Publicador: | Rev Rene |
Citação: | CECILIO, Sumaya Giarola et al. Estratégias de ensino utilizadas na formação do enfermeiro-educador: revisão integrativa. Rev Rene, Fortaleza, v. 22, e61210, fev. 2021. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/61210/165715. Acesso em: 25/01/2021. |
Resumo: | Objetivo: investigar as estratégias de ensino utilizadas na formação do enfermeiro-educador nos cursos de gradu-ação em enfermagem em âmbito nacional e internacional. Métodos: revisão integrativa realizada nas bases Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Current Index to Nursing and Allied Health Literature, National Cen-ter for Biotechnology Information, Web of Science, SCOPUS. Não foram determinados os limites temporais. Resultados: com base nos sete artigos selecionados,identificaram-se diferentes estratégias de ensino utilizadas na formação de enfermeiros-educadores nos cursos de Enfermagem em pa-íses como o Brasil, Estados Unidos da América, Reino Unido, Espanha e Alemanha. As estratégias identificadas foram: Materiais Didáticos Digitais, Role Playing Game,Problema-tização, Poesia, Experiência Prática, Jogos Educativos e For-mulação e Desenvolvimento de Ação Educativa. Conclusão:as estratégias identificadas relacionam-se com os referen-ciais Moderno-Tradicional e Moderno-Dialógico, com pouca ou nenhuma abertura à experimentação sensível, ética-es-tética-política nos campos de ação que se relacionam com a Educação em Saúde. |
Abstract: | Objective: to investigate which teaching strategies are used in the training of the nurse-educator in nursing undergra-duate courses at a national and international level. Metho-ds: an integrative review carried out in the databases Latin American and Caribbean Health Sciences Literature, Cur-rent Index to Nursing and Allied Health Literature, Natio-nal Center for Biotechnology Information, Web of Science, SCOPUS. No time limits were determined. Results: Based on the seven selected articles, different teaching strategies used in the training of nurse-educators in Nursing courses were identified in countries such as Brazil, United States of America, United Kingdom, Spain and Germany. The strate-gies identified were: Digital Teaching Materials, Role Playing Game, Problematization, Poetry, Practical Experience, Edu-cational Games and Educational Action Formulation and Development. Conclusion: the strategies identified relate to the Modern-Traditional and Modern-Dialogical benchma-rks, with little or no openness to sensitive, ethical-aesthetic--political experimentation in the fields of action that relate to Health Education. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56770 |
ISSN: | 2175-6783 |
Aparece nas coleções: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_sgcecilio.pdf | 291,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.