Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56770
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCecilio, Sumaya Giarola-
dc.contributor.authorGomes, Andréa Tayse de Lima-
dc.contributor.authorGoulart, Clarissa Fernandes-
dc.contributor.authorVieira, Letícia Gonçalves-
dc.contributor.authorGazzinelli, Maria Flávia-
dc.date.accessioned2021-02-25T14:06:30Z-
dc.date.available2021-02-25T14:06:30Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationCECILIO, Sumaya Giarola et al. Estratégias de ensino utilizadas na formação do enfermeiro-educador: revisão integrativa. Rev Rene, Fortaleza, v. 22, e61210, fev. 2021. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/61210/165715. Acesso em: 25/01/2021.pt_BR
dc.identifier.issn2175-6783-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56770-
dc.description.abstractObjective: to investigate which teaching strategies are used in the training of the nurse-educator in nursing undergra-duate courses at a national and international level. Metho-ds: an integrative review carried out in the databases Latin American and Caribbean Health Sciences Literature, Cur-rent Index to Nursing and Allied Health Literature, Natio-nal Center for Biotechnology Information, Web of Science, SCOPUS. No time limits were determined. Results: Based on the seven selected articles, different teaching strategies used in the training of nurse-educators in Nursing courses were identified in countries such as Brazil, United States of America, United Kingdom, Spain and Germany. The strate-gies identified were: Digital Teaching Materials, Role Playing Game, Problematization, Poetry, Practical Experience, Edu-cational Games and Educational Action Formulation and Development. Conclusion: the strategies identified relate to the Modern-Traditional and Modern-Dialogical benchma-rks, with little or no openness to sensitive, ethical-aesthetic--political experimentation in the fields of action that relate to Health Education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRev Renept_BR
dc.subjectEducação em Enfermagempt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectMateriais de Ensinopt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.titleEstratégias de ensino utilizadas na formação do enfermeiro-educador: revisão integrativapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivo: investigar as estratégias de ensino utilizadas na formação do enfermeiro-educador nos cursos de gradu-ação em enfermagem em âmbito nacional e internacional. Métodos: revisão integrativa realizada nas bases Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Current Index to Nursing and Allied Health Literature, National Cen-ter for Biotechnology Information, Web of Science, SCOPUS. Não foram determinados os limites temporais. Resultados: com base nos sete artigos selecionados,identificaram-se diferentes estratégias de ensino utilizadas na formação de enfermeiros-educadores nos cursos de Enfermagem em pa-íses como o Brasil, Estados Unidos da América, Reino Unido, Espanha e Alemanha. As estratégias identificadas foram: Materiais Didáticos Digitais, Role Playing Game,Problema-tização, Poesia, Experiência Prática, Jogos Educativos e For-mulação e Desenvolvimento de Ação Educativa. Conclusão:as estratégias identificadas relacionam-se com os referen-ciais Moderno-Tradicional e Moderno-Dialógico, com pouca ou nenhuma abertura à experimentação sensível, ética-es-tética-política nos campos de ação que se relacionam com a Educação em Saúde.pt_BR
dc.title.enTeaching strategies used in the training of the nurse-educator: an integrative reviewpt_BR
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_sgcecilio.pdf291,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.