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dc.contributor.advisorAlbuquerque, Patrícia Montenegro Matos-
dc.contributor.authorTeixeira, Johann Freitas-
dc.date.accessioned2021-02-25T12:57:53Z-
dc.date.available2021-02-25T12:57:53Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Johann Freitas. Björk e seu coração partido: uma analise das relações entre figurino e design gráfico a partir do encarte do álbum vulnicura. 2019. 60f. Monografia (Graduação em Design de Moda) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56767-
dc.description.abstractThis study aimed to investigate the correlations between costume design and graphic design, at the time of creative conception of a musical album, through the three-page analysis of Björk's album “Vulnicura” (2015). The purpose was to identify how these two areas intersect and act as a vehicle for nonverbal expression, calling attention to specific themes. In this case, it was the end of a twelve-year relationship experienced by the singer, in that year. Our hypothesis is that the themes related to the moment of creation each one of the singer’s albums are referenced in the different levels in which the textures, colors, compositions and shapes present themselves throughout their booklets, seeking a balance between obviousness and subjectivity to instigate the interpretation of those who consume these images. To this end, the research, which is qualitative in nature, carried out a bibliographic survey of scientific production in the areas of costume (LEITE; GUERRA, 2002. ROMANATO, 2013. MUNIZ, 2004.) and graphic design (VILLAS BOAS, 2007; FAGGIANI, 2006 ; DONDIS, 2007; ARNHEIM, 2002), as well as color studies (HELLER, 2013), typography (GRUSZYNSKI, 2007) and document analysis. As a methodology, the Gervereau Analysis Grid was adopted, which divides the image analysis in three steps and systematizes the understanding of what is analyzed. In the end, we understand that symbols and aesthetics commonly used in the work of Björk and his former partner, artist Matthew Barney, are the starting point for the aesthetics explored in the images analyzed, as well as the use of graphic design techniques for composition of images and specific typographies that relate to the overall cohesion between the themes in the lyrics and what is observed in Vulnicura’s booklet.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFigurinopt_BR
dc.subjectDesign gráficopt_BR
dc.subjectEncartept_BR
dc.subjectBjörkpt_BR
dc.titleBjörk e seu coração partido: uma analise das relações entre figurino e design gráfico a partir do encarte do álbum vulnicurapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo objetivou investigar as correlações entre a escolha do figurino e do design gráfico, no momento de concepção criativa de um álbum musical, por meio da análise de três páginas do encarte do álbum “Vulnicura” (2015) de Björk. A intenção foi identificar de que forma essas duas áreas se interseccionam e atuam como veículo de expressão não-verbal, chamando atenção para temas específicos. Neste caso, tratava-se do término de um relacionamento de doze anos experienciado pela cantora naquele ano. A nossa hipótese é que os temas referentes ao momento da criação de cada álbum da cantora são referenciados nos diferentes níveis nos quais as texturas, cores, composições e formas tomam ao longo de seus encartes, procurando um equilíbrio entre o obviedade e a subjetividade para instigar a interpretação de quem consome essas imagens. Para tanto, a pesquisa, que é natureza qualitativa, realizou um levantamento bibliográfico da produção científica nas áreas de figurino (LEITE; GUERRA, 2002. ROMANATO, 2013. MUNIZ, 2004.) e design gráfico (VILLAS BOAS,2007 ; FAGGIANI, 2006; DONDIS, 2007; ARNHEIM, 2002), bem como dos estudos sobre cores (HELLER, 2013), tipografia (GRUSZYNSKI, 2007) e análise documental. Como metodologia, adotou-se a grelha de análise de Gervereau, que secciona a análise de imagens em três etapas e sistematiza a compreensão do que se é analisado. Ao final, compreendemos que símbolos e estéticas usadas comumente no trabalho de Björk e seu ex-parceiro, o artista Matthew Barney, são o ponto de partida para a estética explorada nas imagens analisadas, assim como a utilização de técnicas advindas do design gráfico para a composição das imagens e tipografias específicas que conversam para a coesão entre a temática presente nas letras e o que se observa no encarte de Vulnicura.pt_BR
dc.title.enBjörk and his broken heart: an analysis of the relationship between costumes and graphic design from the insert of the vulnicura albumpt_BR
Aparece nas coleções:DESIGN MODA - Monografias

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