Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56762
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | A comunicação científica das práticas interdisciplinares em processos de aprendizagem: uma análise entre 2010-2020 de artigos científicos |
Title in English: | Scientific communication of interdisciplinary practices in learning processes: an analysis between 2010-2020 |
Authors: | Santos, Davilene Souza Souza, Adriana Serafim de Rosa, Flávia Goulart Mota Garcia |
Keywords: | Comunicação científica;Interdisciplinaridade;Mapeamento da literatura;Aprendizagem |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Revista Informação em Pauta |
Citation: | SANTOS, Davilene Souza; SOUZA, Adriana Serafim de; ROSA, Flávia Goulart Mota Garcia. A comunicação científica das práticas interdisciplinares em processos de aprendizagem: uma análise entre 2010-2020 de artigos científicos. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 5, n. 2, p. 56-70, jul./dez. 2020. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho visa realizar um mapeamento a partir da literatura científica brasileira acerca da temática interdisciplinaridade e os processos de aprendizagem em artigo de periódico revisados por pares, e indexados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), entre os anos de 2010 e 2020. A pesquisa se constitui de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e quantitativa, adotando a análise de conteúdo como técnica. Foram recuperados 312 artigos através dos descritores utilizados, interdisciplinaridade and processo de aprendizagem, após a análise de conteúdo, esse número foi reduzido para 22 artigos, aos quais foram possíveis verificações mais aprofundadas. As categorias utilizadas para as análises foram: título, resumo, ano de publicação, autoria, palavras-chave, nível, ensino; periódicos e abordagem metodológica. O levantamento permitiu identificar que existem algumas lacunas a serem pesquisadas quanto aos estudos dessa temática nos níveis de ensino básico e superior As abordagens mais utilizadas pelos pesquisadores em suas coletas de dados, assim como as revistas científicas que publicam artigos sobre esse tema, sugerem futuras investigações. |
Abstract: | This paper aims to conduct a review in the Brazilian scientific literature on the theme interdisciplinarity and learning processes in a peer-reviewed journal article, indexed in the Journal Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes), between 2010 and 2020. The research is of an applied nature, with a qualitative and quantitative approach, adopting content analysis as the techniques. 312 articles were retrieved through the descriptors used, interdisciplinarity and the learning process, after content analysis, this number was reduced to 22 articles, to which further verifications were possible. The categories used for the analyses were: title; summary; Year of publication; authorship; keywords; level; teaching; Journals and Methodological Approach. The survey allowed us to identify that there are some gaps to be researched regarding the studies of this theme at basic and higher education levels. The approaches most used by researchers in their data collection, as well as scientific journals that publish articles on this topic, suggest future investigations. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56762 |
ISSN: | 2525-3468 (online) |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | DCINF - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_art_dssantosassouza.pdf | 602,96 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.