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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56742
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Considerações sobre a influência da compactação na formação do esqueleto mineral, na textura e na permeabilidade de mistura asfáltica aeroportuária. |
Authors: | Maia, Renan Santos Castelo Branco, Verônica Teixeira Franco |
Keywords: | Concreto asfáltico;Ensaio de compactação;Misturas de emulsão asfáltica;Pavimentos de concreto;Fotogrametria |
Issue Date: | 2020 |
Citation: | MAIA, Renan Santos ; CASTELO BRANCO, Verônica Teixeira Franco. Considerações sobre a influência da compactação na formação do esqueleto mineral, na textura e na permeabilidade de mistura asfáltica aeroportuária. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020. p.753-764. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Alcançar um equilíbrio entre parâmetros volumétricos e superficiais do Concreto Asfáltico (CA) em campo é um trabalho complexo. Por isso, este trabalho avaliou fatores de influência dos processos de compactação em estrutura interna, textura e permeabilidade de misturas asfálticas. Para isso, uma mistura aeroportuária de granulometria densa foi construída aplicando 8 protocolos de compactação, variando Grau de Compactação (GC) e sequência de rolos. A análise de esqueleto mineral e textura foi baseada no Processamento Digital de Imagens (PDI): Image Processing and Analysis Software (iPas2), Aggregate Imaging Measurement System (AIMS2) e Fotogrametria de Próximo Alcance (FPA). Análises estatísticas apontaram a significância do fator compactação na macrotextura. Além disso, GC maiores que 96% levaram à coeficientes de permeabilidade abaixo do limite máximo de 1,25E-5 m/s. Entretanto, acredita-se que o esqueleto mineral, a microtextura e os parâmetros de isotropia de textura dependem mais significativamente da granulometria e as propriedades de forma dos agregados. |
Abstract: | Achieving satisfactory balance between concrete asphalt (CA) volumetric and surface parameters in the field is a complex work. Thus, this paper aims to evaluate some factors of compaction processes' influence on asphalt mixtures' mineral skeleton, texture, and permeability. For this, airport dense-graded CA was constructed applying 8 different compaction protocols varying in terms of Degree of Compaction (GC) and sequence of rollers. The analysis of mineral skeleton and texture was based on Digital Image Processing (PDI) techniques: The Image Processing and Analysis Software (iPas2), the Aggregate Imaging Measurement System (AIMS2), and the Close- Range Photogrammetry (FPA). Statistical analysis pointed to the significance of the compaction process influence on macrotexture. Also, GC values greater than 96% led to permeability coefficients below the maximum limit of 1.25E-5 m/s. However, mineral skeleton, microtexture, and isotropy of texture parameters seem to depend more on particle size distribution and aggregates’ shape properties. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56742 |
ISBN: | 978-65-89319-00-9 |
Appears in Collections: | DET - Trabalhos apresentados em eventos |
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