Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56738
Tipo: TCC
Título: O currículo e o ensino de Física Moderna e Contemporânea (FMC) na EEM Governador Adauto Bezerra
Autor(es): Alves, Hugo Ferreira
Orientador: Silva, Marcos Antônio Araújo
Palavras-chave: Currículo;Física Moderna e Contemporânea (FMC);EEM Governador Adauto Bezerra;ENEM
Data do documento: 2021
Citação: ALVES, H. F. O Currículo e o ensino de Física Moderna e Contemporânea (FMC) na EEM Governador Adauto Bezerra. 2021. 53 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: Neste trabalho, desenvolvido enquanto bolsista do Programa de Residência Pedagógica da Física – UFC, foi estudado o currículo de física da EEM Governador Adauto Bezerra e como os tópicos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) estão inseridos nesse currículo. Foi constatado que esses tópicos são vistos, no geral, somente no final do 3º ano do Ensino Médio, período onde as aulas não conseguem alcançar todos estudantes devido a um aumento da evasão/falta desses estudantes passados os exames de vestibulares, em especial o ENEM e o vestibular da UECE. Houve uma busca para entender qual a relação dos estudantes da escola com os tópicos ditos de FMC, quais os interesses e percepções desses tópicos por parte dos estudantes e também qual a importância desses tópicos para os exames de vestibular em questão, com foco no exame do ENEM. Foi discutido o espaço sócio-histórico-cultural pertencente a Escola e como uma maior inserção de tópicos de FMC está alinhada com seu Projeto Político Pedagógico (PPP) e seu objetivo de formar um estudante crítico, investigador e preparado para compreender e fazer uso das tecnologias do mundo moderno, muitas das quais oriundas do desenvolvimento de tópicos de FMC.
Abstract: In this work, developed as a scholarship holder of the Pedagogical Residency Program in Physics - UFC, the physics curriculum of EEM Governador Adauto Bezerra was studied and how the topics of Modern and Contemporary Physics (MCP) are inserted in this curriculum. These topics are seen, in general, only by the end of the final year of high school, a period in which classes cannot reach all students due to an increase in dropout rates after college entrance exams, especially ENEM and the UECE entrance exam. In this work, it was sought to understand the relationship between the school students and the MCP topics, the interests and perceptions of these topics by the students and also the importance of these topics for the entrance exams, with a focus on ENEM. The historical and sociocultural spaces belonging to the school were discussed. And within it, how a greater insertion of MCP topics aligns with its Political-Pedagogical Project and its objective of training a critical student, researcher and one who is prepared to understand and make use of the technologies of the modern world which many of these come from the development of MCP topics.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56738
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tcc_hfalves.pdf3,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.