Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56639
Tipo: Resumo
Título : Contribuições do NucLi no processo de internacionalização da UFC (Núcleo de Língua Inglesa - NucLi - HA00.2014.PJ.0016)
Autor : Fernandes, Flaviana Saraiva
Silva, Andreia Turolo da
Palabras clave : Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.];Professores - Formação;Tecnologia e educação;Internacionalização da educação
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : FERNANDES, Flaviana Saraiva; SILVA, Andreia Turolo da. Contribuições do NucLi no processo de internacionalização da UFC (Núcleo de Língua Inglesa - NucLi - HA00.2014.PJ.0016). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumen en portugués brasileño: O Núcleo de Língua Inglesa (NucLI) faz parte do Programa Inglês Sem Fronteiras (IsF). Foi lançado pela Secretaria de Ensino Superior, SESU/MEC, com apoio da CAPES para atender às demandas do Programa Ciência sem Fronteiras. O NucLi é responsável por duas ações do Programa IsF: ofertar cursos presenciais e acompanhamento online dos alunos que cursam o My English Online. Em 2016, são ofertados 12 diferentes cursos presenciais de língua inglesa para diversos níveis de proficiência na língua para cerca de 36 turmas por edição com quinze alunos em cada, atendendo cerca de 540 estudantes e servidores da UFC por semestre. No que se refere ao acompanhamento online durante o curso My English Online, cada professor do NucLi oferece suporte à aprendizagem das centenas de alunos por três horas semanais, totalizando 24 horas de atendimento com vistas a esclarecer dúvidas quanto às atividades do curso. Assim, surgiu a necessidade de implantação do projeto NucLi com o propósito de suprir essa necessidade através do desenvolvimento de cursos intensivos presenciais de inglês. Os professores do NucLi são alunos regulares dos cursos de Letras Inglês supervisionados e orientados por coordenadores pedagógicos do Departamento de Estudos da Língua Inglesa suas Literaturas e Tradução (DELILT) e da Casa de Cultura Britância. Os alunos-professores organizam cursos, constroem material didático, desenvolvem pesquisas e planejam aulas. Ocorrem avaliações formativas ao longo de cada curso, ao final de cada módulo no NucLi, são utilizados modelos de testes TOEFL para avaliação das habilidades específicas de cada curso. Ações são tomadas periodicamente para melhorar a oferta de cursos e atender a demanda de internacionalização da UFC.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56639
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_fsfernandes.pdf78,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.