Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56639
Tipo: Resumo
Título: Contribuições do NucLi no processo de internacionalização da UFC (Núcleo de Língua Inglesa - NucLi - HA00.2014.PJ.0016)
Autor(es): Fernandes, Flaviana Saraiva
Silva, Andreia Turolo da
Palavras-chave: Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.];Professores - Formação;Tecnologia e educação;Internacionalização da educação
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: FERNANDES, Flaviana Saraiva; SILVA, Andreia Turolo da. Contribuições do NucLi no processo de internacionalização da UFC (Núcleo de Língua Inglesa - NucLi - HA00.2014.PJ.0016). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: O Núcleo de Língua Inglesa (NucLI) faz parte do Programa Inglês Sem Fronteiras (IsF). Foi lançado pela Secretaria de Ensino Superior, SESU/MEC, com apoio da CAPES para atender às demandas do Programa Ciência sem Fronteiras. O NucLi é responsável por duas ações do Programa IsF: ofertar cursos presenciais e acompanhamento online dos alunos que cursam o My English Online. Em 2016, são ofertados 12 diferentes cursos presenciais de língua inglesa para diversos níveis de proficiência na língua para cerca de 36 turmas por edição com quinze alunos em cada, atendendo cerca de 540 estudantes e servidores da UFC por semestre. No que se refere ao acompanhamento online durante o curso My English Online, cada professor do NucLi oferece suporte à aprendizagem das centenas de alunos por três horas semanais, totalizando 24 horas de atendimento com vistas a esclarecer dúvidas quanto às atividades do curso. Assim, surgiu a necessidade de implantação do projeto NucLi com o propósito de suprir essa necessidade através do desenvolvimento de cursos intensivos presenciais de inglês. Os professores do NucLi são alunos regulares dos cursos de Letras Inglês supervisionados e orientados por coordenadores pedagógicos do Departamento de Estudos da Língua Inglesa suas Literaturas e Tradução (DELILT) e da Casa de Cultura Britância. Os alunos-professores organizam cursos, constroem material didático, desenvolvem pesquisas e planejam aulas. Ocorrem avaliações formativas ao longo de cada curso, ao final de cada módulo no NucLi, são utilizados modelos de testes TOEFL para avaliação das habilidades específicas de cada curso. Ações são tomadas periodicamente para melhorar a oferta de cursos e atender a demanda de internacionalização da UFC.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56639
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_fsfernandes.pdf78,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.