Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56614
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima Filho, Irapuan Peixoto-
dc.contributor.authorFerreira, Felipe Barreira-
dc.date.accessioned2021-02-19T13:16:45Z-
dc.date.available2021-02-19T13:16:45Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationFERREIRA, Felipe Barreira. Ensino de sociologia, escola e juventudes: proposta de material didático. Orientador: Irapuan Peixoto Lima Filho. 2020. 101 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56614-
dc.description.abstractThis work results in the production of didactic material that emphasizes the analytical and empirical role that the school can acquire for teaching school sociology, and can serve as didactic support for teachers and students of high school sociology interested in discussing the relevance of school education and from school, both for society as a whole, as well as for individuals who live daily in this educational institution that occupies or has occupied a relevant time in the lives of practically all of us, especially young students. To justify such an undertaking, it was investigated what place education and school occupy in the sociology textbooks for high school selected by the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) in its three editions (2012, 2015, 2018), concluding that the sociological reflection on the school, rich and abundant in the production of Social Sciences in general, is practically absent from the sociology textbooks chosen by the PNLD, as is evident here through the analysis of all 13 school discipline textbooks. In an attempt to minimize the marginalization of the school as an object of teaching school sociology in the textbooks of the discipline, a didactic material was produced that addresses essential aspects about school education and the school, highlighting different interpretations of the school as a social institution and as a place of interactions and groupings, which reveal a rich opportunity not only for reflection on the sociological character of the school, but also for the teaching of sociology itself by focusing on the social phenomena that can be observed on the floor of the secondary school and in the youths who experience it daily.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectJuventudespt_BR
dc.titleEnsino de sociologia, escola e juventudes: proposta de material didáticopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho resulta na produção de um material didático que enfatiza o papel analítico e empírico que a escola pode adquirir para o ensino da sociologia escolar, podendo servir como suporte didático para professores e alunos de sociologia do Ensino Médio interessados em discutir a relevância da educação escolar e da escola tanto para o conjunto da sociedade, como também para os sujeitos que vivem diariamente nessa instituição de ensino que ocupa ou ocupou um tempo relevante na vida de praticamente todos nós, especialmente dos jovens estudantes. Para justificar tal empreitada, se investigou qual o lugar que a educação escolar e a escola ocupam nos livros didáticos de sociologia para o Ensino Médio selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em suas três edições (2012, 2015, 2018), concluindo que a reflexão sociológica sobre a escola, rica e abundante na produção das Ciências Sociais em geral, está praticamente ausente dos livros didáticos de sociologia escolhidos pelo PNLD, como fica evidente aqui por meio da análise de todos os 13 livros didáticos da disciplina escolar. Na tentativa de minimizar a marginalização da escola como objeto de ensino da sociologia escolar nos livros didáticos da disciplina, foi produzido um material didático que aborda aspectos essenciais sobre a educação escolar e a escola, destacando diferentes interpretações sobre a escola como instituição social e como lugar de interações e agrupamentos, que revelam uma rica oportunidade não só para a reflexão sobre o caráter sociológico da escola, mas também para o ensino da própria sociologia ao focar nos fenômenos sociais que podem ser observados no chão da instituição de ensino secundária e nas juventudes que a vivenciam diariamente.pt_BR
dc.title.enSociology teaching, school and youth: didactic material proposalpt_BR
Aparece nas coleções:PROFSOCIO - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_dis_fbferreira.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.