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Tipo: Dissertação
Título: Educação para a imortalidade: desdobramentos da educação espírita na vida do sujeito
Autor(es): Treigher, Caroline Secundino
Orientador: Linhares, Ângela Maria Bessa
Palavras-chave: Saúde Mental;Psicologia Transpessoal;Educação;Educação para a Imortalidade;Espiritualidade;Imortalidade;Espiritismo;Paradigma do Espírito
Data do documento: 2020
Citação: TREIGHER, Caroline Secundino. Educação para a imortalidade: desdobramentos da educação espírita na vida do sujeito. Orientadora: Ângela Maria Bessa Linhares. 2020. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: A presente pesquisa objetiva compreender de que maneira o Espiritismo atua na vida dos sujeitos de sua educação, na perspectiva de fundamentar uma disciplina de Educação para a Imortalidade. Ela começa por uma revisão de literatura nas áreas de Saúde e Educação, especificamente dos recentes estudos sobre a morte e o morrer, que envolvem Cuidados Paliativos e Tanatologia, a fim de demonstrar de que forma a espiritualidade chega, como um tema a ser pesquisado, ao âmbito acadêmico. Daí, passa à apresentação do Espiritismo, doutrina codificada por Allan Kardec, e à reflexão sobre como ela dialoga com a Filosofia em Platão e Henri Corbin, e com a Psicologia Transpessoal, especialmente os autores Stanislav Grof e Roger Woolger. Em seguida, desvela como a doutrina espírita se insere nas mudanças paradigmáticas da pós-modernidade, como expressão do Paradigma do Espírito, que propõe veja-se o ser humano em sua multiplicidade bio-psiquico-espiritual, num constante processo educativo. Por fim, apresenta a análise crítica de materiais produzidos em pesquisa (auto)biográfica, fundamentada na metodologia de Josso, Delory-Momberguer, Ferrarotti e Pineau, a partir de entrevistas narrativas com sujeitos que tiveram proximidade com a morte, seja a própria, seja a de alguém das suas relações. Por fim, evidencia os desdobramentos da educação espírita sobre os indivíduos e a sociedade e conclui, demonstrando ser possível e necessária uma Educação para a Imortalidade.
Abstract: The present research aims to comprehend in which ways Spiritism takes action in the lives of subjects of its education, in the perspective of providing foundation to a discipline of Education for Immortality. It starts by presenting a review of literature in the areas of Health and Education, specifically regarding recent studies about death and the dying process, that involve Palliative Care and Thanatology, with the objective of demonstrating in which ways spirituality arrives, as a matter to be researched about, in the academy. From there, the research moves to the introduction to Spiritism, doctrine coded by Allan Kardec, and to the reflection over how it communicates with Phylosophy in Plato and Henri Corbin, and with Transpersonal Psychology, specially the authors Stanislav Grof and Roger Woolger. Following that, the present study unveils how Spiritism inserts itself in the paradigmatic changes of post-modernity, as expression of the Paradigm of the Spirit, which proposes the human being to be seen in its bio-psychic-spiritual multiplicity, in a constant educational process. Finally, the research presents the critic analysis of material produced in (auto) biographic research, founded in the methodology of Josso, Delory-Momberguer, Ferrarotti and Pineau, from narrative interviews with subjects that had proximity with death, being it of themselves or of close acquaintances. Lastly, the the present paper states the unfolding of Spiritism Education regarding individuals and society and concludes, demonstrating to be possible and necessary an Education for Immortality.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56563
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