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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56451
Type: | Resumo |
Title: | “Projeto Cores da Natureza: O Borboletário” uma referência em educação ambiental para o Estado de Ceará |
Authors: | Diogo, Felipe Cesar de Aquino Gonçalves, Niedja Goyanna Gomes Dionisio, Lilian de Souza Rocha, Pedro Juvêncio Nobre Cordeiro, Maria Vitória Mendes |
Keywords: | Educação ambiental;Conservação da natureza;Entomologia |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal do Ceará |
Citation: | DIOGO, Felipe Cesar de Aquino; GONÇALVES, Niedja Goyanna Gomes; DIONISIO, Lilian de Souza; ROCHA, Pedro Juvêncio Nobre; CORDEIRO, Maria Vitória Mendes. “Projeto Cores da Natureza: O Borboletário” uma referência em educação ambiental para o Estado de Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O Projeto Cores da Natureza – Borboletário em atividade desde 2006, situa-se no Horto Didático/UFC, no Campus do Pici. É uma ação de extensão cuja essência não é só o estudo de lepidópteros, seus predadores e parasitas, como também, o meio ambiente, a educação ambiental, com o objetivo de passar conhecimentos às escolas públicas e particulares, à comunidade acadêmica, às famílias e turistas, enfim, à comunidade em geral que o visitam, frequentemente, revelando-se a importância da preservação do meio ambiente, através dos insetos. Nos últimos três séculos houve um grande crescimento do conhecimento humano, proporcionando um amplo desenvolvimento das ciências e da tecnologia. Ao mesmo tempo ocorreram mudanças nos valores e modos de vida da sociedade, com o surgimento do processo industrial e o crescimento das cidades, aumentando a utilização dos recursos naturais e a produção de resíduos. A Educação Ambiental surge como resposta à preocupação da sociedade com o futuro da vida. Sua proposta principal é a de superar a dicotomia entre natureza e sociedade, através da formação de uma atitude ecológica nas pessoas. Um dos seus fundamentos é a visão socioambiental, que afirma ser o meio ambiente um espaço de relações, um campo de interações culturais, sociais e naturais. As borboletas são indicadoras de qualidade do ambiente, ou seja, em um ambiente poluído não haverá borboletas. O Borboletário, então, traz aos que o visitam uma ideia ampla do que é um ambiente livre de poluição de atividades que não agridem o meio ambiente. Com a crescente visibilidade desse projeto cada vez mais contribuímos em educação ambiental em nosso Estado atendendo instituições locais e de outros municípios, a exemplo do IFCE de Limoeiro do Norte, da UNILAB de Redenção, a UVA em Sobral, bem como, a UECE, a UNIFOR, os cursos da UFC e núcleos infantis e creches como o NDC-UFC, em Fortaleza, para citar alguns. Borboletário Didático é um embrião para a disseminação da educação ambiental. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56451 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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