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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLima, Marcos Antonio Martins-
dc.contributor.authorOliveira, Suzana de Andrade Gonçalves-
dc.date.accessioned2021-02-04T21:41:11Z-
dc.date.available2021-02-04T21:41:11Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Suzana de Andrade Gonçalves. Avaliação em pedagogia organizacional: estudo do programa de formação de professores em um distrito da Secretária Municipal de Educação de Fortaleza – CE. Orientador: Marcos Antonio Martins Lima. 2020. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56375-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the strengths and weaknesses of the Teacher Training Program carried out by the Municipal Secretary of Education of Fortaleza, in the performance of teachers, specifically those working in District 1, 4th year of the initial years of Elementary School. It has an exploratory nature based on qualitative approaches, using a quadripolar methodological space. The epistemological pole is based on the foundations of Thomas Kuhn regarding the vision of science and the process of revolution, because when it appears, a new way of seeing the world is born, of explaining it and, in a way, exposing the new and perceive the past more clearly in the analysis. In the theoretical pole, as a field of concepts, it brings the systematic of the object under study constituting a framework of references and reflections on the theory proposed from Thomas Kuhn's concepts and the connections with the representation of pedagogy in the educational process in organizations, assessment of programs and models for evaluating IMPACT and MAIS programs, performing an interface and dialogue with theorists and scholars of the proposal such as Scriven (1967), Vianna (2005), Lima (2005; 2007; 2008), Marinelli; Lima (2010), Pereira (2012), among others. The morphological pole presents the set of the process that enabled the composition of the object and integrates the section of the models used in the proposal of the work, with fundamental support in the view of theorists and listing the structuring of theories and the form of application of the evaluation models, IMPACT and more. The technical pole proposes to expose the details of the data collection, aiming to confront it with the theory, based on the methods and techniques necessary for the investigation of the object under study.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliação de Programas Educacionaispt_BR
dc.subjectPedagogia Organizacionalpt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.titleAvaliação em pedagogia organizacional: estudo do programa de formação de professores em um distrito da Secretária Municipal de Educação de Fortaleza – CEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem por objetivo analisar as potencialidades e fragilidades do Programa de Formação de professores realizado pela Secretária Municipal da Educação de Fortaleza, na atuação dos professores, especificamente os que atuam no do Distrito 1, 4º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tem natureza exploratória assentada nas abordagens qualitativas, utilizando-se de um espaço metodológico quadripolar. O polo epistemológico ampara-se nos fundamentos de Thomas Kuhn quanto à visão de ciência e o processo de revolução, pois quando esta surge, com ela também nasce uma nova forma de ver o mundo, de explica-lo e, de certa forma, expor o novo e perceber o passado com mais claridade na análise. No polo teórico, enquanto campo dos conceitos, traz a sistemática do objeto em estudo constituindo um quadro de referências e reflexões acerca da teoria proposta a partir de conceitos de Thomas Kuhn e as conexões com a representação da pedagogia no processo educativo nas organizações, avaliação de programas e os modelos de avaliação de programas IMPACT e MAIS, realizando interface e diálogo com teóricos e estudiosos da proposta como Scriven (1967), Vianna (2005), Lima (2005; 2007; 2008), Marinelli; Lima (2010), Pereira (2012), entre outros. O polo morfológico apresenta o conjunto do processo que possibilitou a composição do objeto e integra a seção dos modelos utilizados na proposta do trabalho, com suporte fundamental na visão dos teóricos e elencando a estruturação das teorias e a forma de aplicação dos modelos de avaliação, IMPACT e MAIS. O polo técnico se propõe expor o detalhamento da coleta de dados, objetivando o confronto deste com a teoria, a partir dos métodos e técnicas necessárias para a investigação do objeto em estudo.pt_BR
Aparece en las colecciones: PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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