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Tipo: TCC
Título : Estudo de viabilidade para implementação de um sistema fotovoltaico em um parque de abastecimento de aeronaves em Fortaleza/CE
Autor : Albuquerque, Mayane Karen de Oliveira
Tutor: Carvalho, Paulo Cesar Marques de
Palabras clave : Sistema Fotovoltaico;Segurança Aeronáutica;Áreas Classificadas;Análise Financeira
Fecha de publicación : 2020
Citación : ALBUQUERQUE, Mayane Karen de Oliveira. Estudo de viabilidade para implementação de um sistema fotovoltaico em um parque de abastecimento de aeronaves em Fortaleza/CE. 2020. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho analisa a viabilidade, do ponto de vista técnico e financeiro, da implementação de um sistema FV em um Parque de Abastecimento de Aeronaves localizado em Fortaleza/CE. Essa proposta possibilita a redução de custos com energia elétrica e promove a utilização de energias alternativas, diminuindo os impactos ambientais advindos da atividade local (comercialização de combustíveis fósseis). Para desenvolver o projeto foram apresentados os conceitos teóricos e foram identificadas as normas pertinentes à implantação de sistemas FV. Foi analisado o impacto dessa implantação dentro da zona aeroportuária de modo a visualizar sua influência na segurança aeronáutica e, além disso, foi feita uma análise quanto à segurança em áreas classificadas, devido a armazenagem de combustíveis inflamáveis. Diante dessas premissas, foi possível selecionar as áreas de instalação do sistema, as quais possibilitaram o dimensionamento do sistema FV em três cenários, um considerando a área útil disponível no local atualmente, outro o consumo no horário fora de ponta, e outro considerando sua implementação em etapas. Em seguida, foi feita a análise financeira para todos os cenários. A primeira análise para implementação do cenário 1 resultou em um investimento inicial de R$ 213.000,00, com retorno do investimento em 4,87 anos. Já a segunda análise para instalação do cenário 2 resultou em um investimento inicial de R$ 339.509,34, com retorno do investimento em 5,41 anos. A terceira análise com implementação dos cenários em etapas resultou em um investimento total de R$ 383.009,34, o qual tem um tempo de retorno de 6,68 anos. Assim, todos os cenários mostraram-se viáveis.
Abstract: The present work analyzes the viability, from the technical and financial point of view, of the implementation of a photovoltaic system in an Aircraft Supply Park located in Fortaleza / CE. This proposal enables the reduction of electricity costs and promotes the use of alternative energies, reducing the environmental impacts caused by the local activity (sale of fossil fuels).To develop the project, were introduced the theoretical concepts and the relevant standards for the implementation of photovoltaic systems were identified. The impacts of this implementation within the airport area were analyzed in order to understand its influence on aeronautical safety, moreover, it was also analyzed the security of implementation concerning the hazardous areas, because it is a company that stores and manipulates fuels. Given those premises, it was possible to select the system's installation areas, which allowed sizing the PV system in three scenarios, one considering the available usable area currently on-site, other considering the off-peak consumption, and other considering the installation in steps. After that, was analyzed the financial aspect, by simulating the installation in all scenarios. The first analysis to implement scenario 1 (50 kWp) resulted in an initial investment of R$ 213,000.00, with a return on investment in 4.87 years. The second analysis to install only scenario 2 (75 kWp) resulted in an initial investment of R$ 339,509.34, with a return on investment in 5.41 years. The third analysis with the implementation of the scenarios in stages resulted in a total investment of R$ 383,009.34, with a payback time in 6.68 years. Thus, all scenarios proved to be viable.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56344
Aparece en las colecciones: ENGENHARIA ELÉTRICA - Monografias

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