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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56293
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Banco de dados de misturas asfálticas avaliadas no Ceará. |
Autor : | Fonseca, Beatriz Ferreira da Lucas Júnior, Jorge Luiz Oliveira Soares, Jorge Barbosa Bastos, Juceline Batista dos Santos |
Palabras clave : | Misturas de emulsão asfáltica;Ligantes;Viscosidade;Fadiga nas misturas asfálticas |
Fecha de publicación : | 2020 |
Citación : | FONSECA, Beatriz Ferreira da; LUCAS JÚNIOR, Jorge Luiz Oliveira ; SOARES, Jorge Barbosa; BASTOS, Juceline Batista dos Santos. Banco de dados de misturas asfálticas avaliadas no Ceará. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020. p.1422-1433. |
Resumen en portugués brasileño: | O objetivo deste artigo foi organizar um banco de dados de misturas asfálticas obtidas de pesquisas avaliadas no Ceará. O foco é atender aos parâmetros de entrada em métodos de dimensionamento mecanístico-empíricos. Para tanto, foram levantados dados de rigidez, por meio dos módulos dinâmico e/ou de resiliência; vida de fadiga por compressão diametral, deformação permanente, além de resistência à tração. Foram caracterizados ainda os ligantes e os agregados utilizados nas 84 misturas asfálticas analisadas. Foi possível observar que misturas com altos valores de resistência à tração e módulo de resiliência geralmente contem ligantes modificados por polímeros; ou material fresado na sua composição; e/ou ainda são misturas envelhecidas. Tais misturas têm a tendência de apresentar uma vida de fadiga com maior número de ciclos. Resultados elevados de ciclos no ensaio de deformação permanente de misturas com ligante puro são exceções, e apenas as misturas com ligantes modificados por polímeros apresentaram valores superiores ao ciclo 7200 nesse ensaio. |
Abstract: | O objetivo deste artigo foi organizar um banco de dados de misturas asfálticas obtidas de pesquisas avaliadas no Ceará. O foco é atender aos parâmetros de entrada em métodos de dimensionamento mecanístico-empíricos. Para tanto, foram levantados dados de rigidez, por meio dos módulos dinâmico e/ou de resiliência; vida de fadiga por compressão diametral, deformação permanente, além de resistência à tração. Foram caracterizados ainda os ligantes e os agregados utilizados nas 84 misturas asfálticas analisadas. Foi possível observar que misturas com altos valores de resistência à tração e módulo de resiliência geralmente contem ligantes modificados por polímeros; ou material fresado na sua composição; e/ou ainda são misturas envelhecidas. Tais misturas têm a tendência de apresentar uma vida de fadiga com maior número de ciclos. Resultados elevados de ciclos no ensaio de deformação permanente de misturas com ligante puro são exceções, e apenas as misturas com ligantes modificados por polímeros apresentaram valores superiores ao ciclo 7200 nesse ensaio. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56293 |
ISBN : | 978-65-89319-00-9 |
Aparece en las colecciones: | DET - Trabalhos apresentados em eventos |
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