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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56292
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Diagnóstico da condição dos pavimentos das rodovias federais do Estado do Piauí. |
Autor : | Gonçalves, Ana Kássia Lopes Espíndola, Aline Calheiros |
Palabras clave : | Rodovia federal;Pavimentos - Manutenção e reparos;Manutenção de rodovia;Estruturas rodoviárias;Rodovia BR-226 - Manutenção e reparos;Trinca longitudinal;Afundamento |
Fecha de publicación : | 2020 |
Citación : | GONÇALVES, Ana Kássia Lopes ; ESPÍNDOLA, Aline Calheiros. Diagnóstico da condição dos pavimentos das rodovias federais do Estado do Piauí. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020. p.899-910. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente estudo teve objetivo de realizar o diagnóstico da condição dos pavimentos das rodovias federais do estado do Piauí, com base nos dados do sistema de gerência de pavimentos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte e Confederação Nacional do Transporte (CNT). De modo geral os pavimentos das rodovias federais do Piauí em 2018 se encontravam em estado bom a regular. A rodovia BR-226 apresentou o nível de deterioração mais elevado, com necessidade de restaurações de maior porte em pouco menos de 50km, e presença significativa dos três defeitos analisados (trincamento, afundamento e buraco) e com valores nos índices de desempenho irregularidade longitudinal, índice de gravidade global, índice de condição de superfície, índice de condição da manutenção e o conceito da CNT. Pode-se concluir, através dos resultados, que o defeito mais presente nas rodovias federais do Piauí é o afundamento de trilha de roda. Assim, evidencia-se a necessidade de verificar a situação estrutural do pavimento. |
Abstract: | The present study aimed to diagnose the condition of the pavements on federal highways in the state of Piauí, based on data from the pavement management system of the National Department of Transport Infrastructure and National Confederation of Transport (CNT). In general, the pavements of the federal highways of Piauí in 2018 were in good to regular condition. The BR-226 highway presented the highest level of deterioration, with the need for major rehabilitation in about 50km, and a significant presence of the three defects analyzed (crack, rutting and pothole) and with the values in the performance indexes: international roughness index, global severity index, surface condition index, maintenance condition index and the CNT index. It can be concluded, through the results, that the most common defect in the federal highways of Piauí is rutting. Thus, the need to verify the structural situation of the pavement is evident. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56292 |
ISBN : | 978-65-89319-00-9 |
Aparece en las colecciones: | DET - Trabalhos apresentados em eventos |
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