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Tipo: Dissertação
Título: Ruínas de uma casa assassinada: a poética do Mal de Lúcio Cardoso
Autor(es): Monteiro, Romildo Biar
Orientador: Silva, Claudicélio Rodrigues da
Palavras-chave: Mal;Desejo;Interdição
Data do documento: 2019
Citação: MONTEIRO, Romildo Biar. Ruínas de uma casa assassinada: a poética do Mal de Lúcio Cardoso. Orientador: Claudicélio Rodrigues da Silva. 2019. 217 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: Esta dissertação analisa a temática do Mal no romance Crônica da casa assassinada (1959), do mineiro Lúcio Cardoso, considerando a presença do discurso forjado pela tradição cristã para interditar e cercear o desejo, anulando qualquer caminho direcionado ao prazer e ao conhecimento de si. Apesar de castrador, esse discurso não extingue a flamejante chama do desejo, ao contrário, transforma se em esteio à germinação da semente da rebeldia, geradora de personagens transgressoras de preceitos morais e religiosos. Logo, constata se a condição humana insatisfeita eis o sustentáculo imprescindível à difusão do Mal. Na ficção em causa, o interdito das relações, as situações conflituosas, a tragicidade governadora do destino das personagens e as pulsões de vida e de morte geram criaturas atingidas pelo inconformismo e pela revolta, carentes de evasão em suas múltiplas formas: abandono do lar, alcoolismo, loucura e morte. Todos esses temas, circunscritos pelo ambiente agônico da Chácara dos Meneses, em contínuo processo de enclausuramento e demonização, tornam se relevantes para auscultar a conduta de membros de uma família aristocrata do sul de Minas Gerais, que vive em um permanente estágio de crise emocional, na qual se vislumbram o declínio moral e a ruína financeira. Partiu se da leitura e anotação dos textos teóricos referentes aos diversos estudos sobre o Mal e da revisão bibliográfica sobre a Crônica da casa assassinada e seu autor. Por fim, comparado o material existente, demonstra se que o discurso acerca do Mal assume feições antidogmáticas no romance cardosiano.
Abstract: This dissertation analyzes the theme of Evil in the novel Chronic of the murdered house (1959), by Lúcio Cardoso, considering the presence of the discourse forged by the Christian tradition to interdict and curb desire, nullifying any path directed to pleasure and knowledge of oneself. Although castrating, this discourse does not extinguish the flaming flame of desire, on the contrary, it becomes the mainstay for the germination of the seed of rebellion, which generates characters who are transgressors of moral and religious precepts. Soon, the dissatisfied human condition is verified this is the essential support for the spread of Evil. In the fiction in question, the interdiction of relationships, conflicting situations, the tragic ruling of the fate of the characters and the pulsions of life and death generate creatures affected by nonconformity and revolt, lacking in evasion in its multiple forms: abandonment of the home, alcoholism, madness and death. All of these themes, circumscribed by the agonizing environment of the Meneses’ Chácara, in a continuous process of confinement and demonization, become relevant for listening to the conduct of members of an aristocratic family in the south of Minas Gerais, which lives in a permanent stage of emotional crisis, in which moral decline and financial ruin are glimpsed. It started with the reading and annotation of the theoretical texts referring to the various studies on Evil and the bibliographic review on the Chronicle of the murdered house and its author. Finally, comparing the existing material, it is shown that the discourse about Evil takes on anti dogmatic features in the cardosian novel.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56283
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