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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56257
Tipo: | TCC |
Título : | Wafuku x Yofuku: análise sobre a abertura dos portos japoneses e a introdução de uma nova indumentária no país a partir do mangá rurouni kenshin |
Autor : | Costa, Tainara Araripe |
Tutor: | Nogueira, Francisca Raimunda Mendes |
Palabras clave : | Japão;Indumentária;Tradição;Abertura dos portos japoneses;Ocidentalização |
Fecha de publicación : | 2019 |
Citación : | COSTA, Tainara Araripe. Wafuku x Yofuku: análise sobre a abertura dos portos japoneses e a introdução de uma nova indumentária no país a partir do mangá rurouni kenshin. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design-Moda) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza 2019. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho procura estudar a história do Japão nos seus momentos considerados mais críticos e importantes, Eras Edo (1603-1867) e Meiji (1868-1912), que respectivamente marcam o fim do período feudal e o início do Império japonês, através da indumentária e cenários retratados por Watsuki Nobuhiro no seu mangá Rurouni Kenshin. Os momentos referidos têm seu fim e início devido ao mesmo acontecimento histórico: a chegada dos norte- americanos e a abertura forçada dos portos japoneses. Partindo do objetivo geral deste estudo, que visa compreender o impacto que esse episódio gerou para o estilo de vida e indumentária japoneses, é analisado como e quais mudanças ocorreram com a chegada da ocidentalização, como foi recebido por parte do japoneses e os planos que eles tinham ao aceitar a volta dos ocidentais após terem os expulsado uma vez. Como metodologia, inicialmente foi feita uma pesquisa bibliográfica para compor o embasamento teórico. Ao fim, foi feita a leitura e análise do mangá Rurouni Kenshin, do autor Watsuki Nobuhiro, juntamente com o auxílio de pinturas do século XIX da Era Meiji sobre a nova moda e estilo de vida, para verificar os pontos levantados durante o embasamento teórico sobre a ocidentalização e as mudanças na indumentária. Assim, observamos que houve a introdução de elementos ocidentais no Japão durante o período Meiji, apesar que de início tal inserção tenha sucedido de forma lenta e de acesso mais restrito a figuras públicas, cargos do governo e para a elite japonesa. Vindo tornar- se mais forte e presente após a total consolidação do governo Meiji, com o auxílio da missão Iwakura e a produção das cartilhas que ditaram os novos costumes para os japoneses. |
Abstract: | The present work seeks to study the history of Japan in its considered most critical and important moment, Edo (1603-1867) and Meiji (1868-1912) Eras, that respectively marked the end of the feudal period and the beginning of the Japanese Empire, through clothing and scenarios portrayed by Watsuki Nobuhiro in his manga Rurouni Kenshin. The aforementioned moments have both their beginning and ending due to the same historical event: the arrival of the North Americans and the forced opening to the Japanese ports. Based on the general objective of this study, that aims to understand the impact that this episode had on the Japanese lifestyle and clothing, it is analyzed how and which changes occurred with the arrival of the westernization, how it was greeted by part of the Japanese people and the plans they had in accepting the return of the westerners after having once banished them before. As a methodology, initially a bibliographic search was made in order to compose a theoretical background. In the end, there was the reading and analysis of the manga Rurouni Kenshin, of the author Watsuki Nobuhiro, along with the assistance of Meiji Era paintings on the new fashion and lifestyle, to verify the points raised during the theoretical basis on the westernization and the changes in clothing. Thus, we observe that western elements were introduced in Japan during the Meiji period, albeit the beginning of said insertion succeeded slowly and with more restricted access to public figures, government positions personal and the Japanese elite. Becoming stronger and more present after the total collision of the Meiji government, with the aid of the Iwakura mission and the production of booklets that dictated the new customs for the Japanese people. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56257 |
Aparece en las colecciones: | DESIGN MODA - Monografias |
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