Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56243
Tipo: Tese
Título : A ordenação de figuras da escala Wechsler-Bellevue como técnica projetiva : contribuição para o seu uso, em crianças e adolescentes
Autor : Collarile, José
Palabras clave : Testes Psicológicos;Comportamento Infantil;Criança;Escalas de Wechsler;Inteligência;Adolescente
Fecha de publicación : 1968
Citación : COLLARILE, José. A ordenação de figuras da escala Wechsler-Bellevue como técnica projetiva : contribuição para o seu uso, em crianças e adolescentes. 1968. 156 f. Tese (Doutorado em Medicina) - Escola Paulista de Medicina, São Paulo, 1968.
Resumen en portugués brasileño: Quer derive sua origem de "persona" ou de "personare" o termo "personalidade" talvez seja um dos mais difíceis de conceituar ou de finir. Num exaustivo trabalho de pesquisa ALLPORT (3) apresenta cincoenta definições agrupadas segundo os vários sentidos com as quais é usada, finali zando por propor sua definição; 'A personalidade é a organizaçao dinamica, dentro do indivíduo., daqueles sistemas psicofísicos que determinam seus ajus tes únicos ao seu ambiente". Representa, segundo sua própria expressão, uma síntese do uso psicológico contemporâneo. Note-se a preocupação em des. tacar a presença dos fatores psicológicos, fisiológicos e ambientais numa or ganizaçao dinamica, isto é, interatuantes. Desaparecem assim, os resquícios do sentido primitivo., da imutabilidade, da dádiva divina ou do determinismo da hereditariedade, para se entrar em plena concepção holística, na dinâmica de uma totalidade que está sempre se diferenciando para se integrar numa no va totalidade. Na impossibilidade de estudá-la na sua imponente e sedu tora complexidade, somos levados a destacar-lhe ínfimas parcelas para, de pois de imobilizadas e desvitalizadas, serem submetidas a acurado exame atra vés das lupas com as quais armamos a nossa míope ignorância. Aceitemos a limitaçao que nos é imposta, mas nao nos esqueçamos dc que o que se tem em maos tornou-se parte deformada de um todo., e nao nos esqueçamos, principal mente, de que essa parte só voltara ao seu verdadeiro sentido se, depois de analisada, ainda puder ser recolocada em seu devido lugar e compreendida dentro do seu todo.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56243
Aparece en las colecciones: DMC - Teses defendidas em outras instituições

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1968_tese_jcollarile.pdf80,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.