Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56232
Type: Artigo de Evento
Title: Análise dos fatores que influenciam a escolha aeroportuária no Nordeste do Brasil
Authors: Domingos, Maria Cecília de Farias
Falcão, Viviane Adriano
Silva, Francisco Gildemir Ferreira da
Keywords: Serviço público - Concessão;Aeroportos - Concessão;Aeroportos - Administração;Modelo Logit Multinomial
Issue Date: 2020
Citation: DOMINGOS, Maria Cecília de Farias; FALCÃO, Viviane Adriano; SILVA, Francisco Gildemir Ferreira da. Análise dos fatores que influenciam a escolha aeroportuária no Nordeste do Brasil. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020.p.613-624.
Abstract in Brazilian Portuguese: O crescimento acelerado do transporte aéreo vem proporcionando mudanças estruturais no setor de transportes. Os principais aeroportos do Nordeste Brasileiro eram administrados por uma empresa pública federal e atualmente, estão sendo concedidos a empresas particulares, as quais possuem a premissa de ampliar a capacidade de processamento de viajantes. O crescimento da demanda de passageiros e fatores como acessibilidade, qualidade do serviço e frequência de voos promovem competição entre aeroportos. Nota-se que na literatura há poucos estudos que avaliem os aeroportos sob a ótica das concessões em território nacional e como os fatores organizacionais podem atrair passageiros para os terminais. Este trabalho tem como objetivo avaliar probabilidade de escolha por passageiros por quatro aeroportos do Nordeste Brasileiro a partir do modelo logit multinomial, evidenciando fatores capazes de influenciar o viajante. As variáveis mais significativas foram preferência por companhia aérea, disponibilidade de voo direto e tempo de acesso ao aeroporto.
Abstract: The accelerated growth of air transport has been causing structural changes in the transport sector. The main airports in the Northeast of Brazil were managed by a federal public company and are currently being granted to private companies, which have the premise of expanding the processing capacity of travelers. The growth in passenger demand and factors such as accessibility, quality of service and flights’ frequency promote competition between airports. It is noted that in the literature there are not many studies that assess airports from the perspective of concessions in the national territory and how organizational factors can attract passengers to terminals. This work aims to assess the likelihood of passengers choosing of four airports in Brazil’s Northeast using the multinomial logit model, highlighting the main factors capable of influencing the traveler. The most significant variables were preference for airline, availability of direct flight and airport’s access time.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56232
ISBN: 978-65-89319-00-9
Appears in Collections:DET - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_eve_mcdefdomingos.pdf1,25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.