Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56225
Tipo: Artigo de Periódico
Título : O ensino produtivo de gramática: desafios e possibilidades
Título en inglés: Productive grammar teaching: challenges and possibilities
Autor : Souza, Francisco Elton Martins de
Serafim, Mônica de Souza
Ribeiro, Pollyanne Bicalho
Palabras clave : Teaching approaches;Grammar teaching;Portuguese;Ensino de gramática;Língua portuguesa;Tipos de ensino
Fecha de publicación : 2021
Editorial : Afluente: Revista de Letras e Linguística
Citación : SOUZA, Francisco Elton Martins de; SERAFIM, Mônica de Souza; RIBEIRO, Pollyanne Bicalho. O ensino produtivo de gramática: desafios e possibilidades. Afluente: Revista de Letras e Linguística, Bacabal, v. 6, n. 17, p. 111-133, jan./jun. 2021.
Resumen en portugués brasileño: Propomos discutir o ensino da gramática no contexto escolar atual, sob o enfoque da abordagem produtiva de ensino (HALLIDAY, MCINTOCH, STREVES, 1974). Não obstante todos os estudos empreendidos na formação inicial e continuada concernentes à análise linguística, nota-se uma grande dificuldade em propor atividades efetivamente produtivas relacionadas ao ensino da língua, seja se considerarmos o material didático relacionado à temática, no qual o tratamento do objeto de ensino segue o modelo prescritivo, ainda que com a pretensão de ser produtivo, seja nas escolhas metodológicas do professor quando a gramática é topicalizada na aula. Assim, propomos reflexões sobre o ensino de gramática, à luz de contribuições dos autores da Linguística Aplicada (TRAVAGLIA, 2009; POSSENTI, 1996; GERALDI, 1997; NEVES, 2002). Visamos apresentar parâmetros plausíveis para ressignificar o ensino de gramática a fim de que tenhamos uma prática formativa pautada no engajamento do aluno, através da qual o sujeito aprendiz participe da construção do conhecimento e que, portanto, adquira habilidades para colocar em uso esses saberes nas práticas sociais (BAKHTIN, 2003).
Abstract: We propose to discuss the teaching of grammar in the current school context, taking in consideration the analysis of exercises in grammar textbooks, under the focus of the language productive teaching approach (HALLIDAY, MCINTOCH, STREVES, 1974). Notwithstanding all the studies undertaken in the initial and continuing training of language teachers concerning linguistic analysis, there is a great difficulty in proposing effectively productive activities related to language teaching, whether we consider the didactic material related to the theme, in which the treatment of the teaching object follows, in general, the prescriptive model, even with the intention of being productive, whether in the methodological choices of the teacher when the grammar is topicalized in the classroom. Thus, we propose reflections on the grammar teaching, in the light of contributions from authors of Applied Linguistics (TRAVAGLIA, 2009; POSSENTI, 1996; GERALDI, 1997; NEVES, 2002). We did the analysis of two grammar exercises groups based on the productive teaching approach, which we understand as something positive to grammar use/teaching, as well as to a formative practice based on student engagement, through which the apprentice participates in the construction of knowledge and acquires skills to put this knowledge to use in social practices (BAKHTIN, 2003).
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56225
ISSN : 2525-3441
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_art_femsouza_msserafim_pbribeiro.pdf1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.